sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Instituições da Treta - Parte II

Estádio de Vilnius - Lituânia
Estádio de Tirana - Albânia

Estádio Comunal - Andorra

Estádio de Baku - Azerbeijão


Já nem vou falar da admissão de equipas como Israel, Geórgia, Arménia ou as infinitas republicas da ex-URSS nos apuramentos para os Europeus, que obrigam a viagens desgastantes de jogadores que não páram todo o ano. Vou falar da gritante dualidade de critérios da UEFA na permissão de equipas actuarem em determinados estádios. Eu quero relembrar que o V.Setúbal e o Nacional, apenas para citar os exemplos mais recentes, foram impedidos de jogar no seu estádio por, supostamente, os seus estádios não possuirem as condições minimas de segurança. Dei-me ao trabalho de colocar fotos de quatro estádios, onde jogam as selecções nacionais dos respectivos países (se formos a falar de clubes, a questão agrava-se). Eu gostava de perceber o que é que estes estádios têm que o Bonfim e a Choupana não têm. Ou será que o Azerbeijão, por ser um país pobre, pode jogar num estádio, sem qualquer tipo de condições? A dualidade de critérios face à Europa de Leste é absolutamente gritante e a noção de "um país, um voto" faz com que o populismo de Michel Platini tenha levado a melhor, com a promessa de colocar clubes destes países na Champions. Ora, isto é totalmente descabido e seria uma catástrofe para o futebol europeu, se clubes como o Arsenal, o Liverpool, o Valencia ou a Juventus ficassem de fora da maior prova europeia, para dar lugar ao Zimbru Chisinau, Dinamo Tbilisi, BATE Borisov ou o FK Zeta.
Para quando parar de tratar os países de Leste como os coitadinhos e obrigá-los a cumprir as regras, como todos os outros? É perigoso entregar o futebol europeu ao lobby de Leste e descurar os países mais fortes que, quer se queira, quer não, são os que trazem dinheiro e espectadores. Ninguém está a imaginar que mais que meia dúzia de pessoas esteja interessado em ver um Litex-Domzale, pois não?


2 comentários:

gr alt disse...

EPA já no trio de ataque tinham falado nisso .. . n sei se te baseaste nisso ou n? mas foram dos poukos argumentos que aquele trio maravilha disse de geito. epah de kaulker dos modos concordo cntg, o futebol no que concerne ao seus regulamentos não pode ser apenas para a maioria mas sim para todos, alias seu tivesse de definir uma democracia (politica ou futebolistika) seria mais ou menos, a distinçao entre TODOS VS Maioria, pode ser que o Platini um dia destes pense nisso . . .

sou o capitão iglo, senta-te no meu douradinho! disse...

"param" não leva acento oh carlitos.

de resto, e pah de uma maneira ou de outra há que promover o desenvolvimento do futebol em países como as ditas ex-repúblicas soviéticas.