terça-feira, 9 de outubro de 2007

O Principe Barros

Renato Barros é daquelas pessoas que decidiu entrar para a História. Alguns fazem-no através de algo meritório. Renato optou pela via do insólito e, segundo a minha opinião, com uma inteligência e imaginação fora do comum.
Vamos à história, que remonta a 1903. Neste ano, D.Carlos vendeu o Forte de São José, no pequeno ilhéu da Pontinha, situado a escassos metros da ilha da Madeira. Este forte teve vários proprietários até que, em 2000, apareceu o senhor Renato Barros, a adquirir o forte por 45 mil euros, numa área total de 187 metrros quadrados. Mas este Renato é diferente, não é o forte em si que lhe interessa. A sua ambição é desmedida e anseia ser...O Principe Renato! Ou seja, desde logo, iniciou um processo de independência do pequeno ilhéu da Pontinha e decide torná-lo num principado.

E quem pensar que ele é totalmente louco...até pode ter razão, mas ele não é nada burro. Ora atentem: "Tem a sua própria constituição, respeita fundamentalmente as Nações Unidas, e tem a minha família, que é constituída por quatro pessoas e portanto já é povo, já é plural". Para além disto, pretende criar a sua própria moeda. Um Estado na verdadeira acepção da palavra.

É uma reportagem sobre o principado, que merece ser lida.

Este gajo vale muito! Em nenhum lado do mundo um professor de Ed. Física sonhou ser Principe. Este não só sonhou como está prestes a consegui-lo. Têm a palavra o Estado Português e a ONU. Deixem lá o gajo ser feliz!

Por último...e que tal toda a ilha da Madeira lhe seguir as pisadas e também requerer a independência? Era bom, não era?

Sem comentários: