sábado, 12 de janeiro de 2008

Os Problemas do Benfica

Comecemos pela parte do Benfica enquanto empresa. É injusto querer a saida de Luis Filipe Vieira. Ele foi o obreiro da grande empresa que é o Benfica neste momento. Há uns anos, o Benfica não tinha absolutamente nada. Um estádio a cair aos bocados, uma organização completamente amadora, um plantel sem qualquer valor. Se Manuel Vilarinho lançou algumas linhas mestras, sem dúvida que Luis Filipe Vieira foi o grande responsável pela grande dinâmica empresarial que está à vista de todos. No entanto...

Ele não está isento de todas as culpas da actual situação do Benfica. Deveria perceber que a sua especialidade não é ser director para o futebol, tratar directamente das contratações. Ao que consta, o lugar está reservado para Rui Costa para a próxima temporada mas a verdade é que se nota um grande vazio. Eu, pessoalmente, não gosto e nunca gostei de José Veiga mas notava-se uma presença efectiva junto do plantel. Esta é uma questão fundamental, pois eu considero que a politica de contratações e vendas do plantel está muito incoerente.

Simão faz muita falta mas é preciso lembrar que ele pretendia sair e não era justo cortar-lhe as pernas por mais tempo. Manuel Fernandes é um pesetero e por isso foi bem vendido mas se tivesse sido formado de outra forma talvez não tivesse as atitudes e a personalidade que tem. Micolli tem um salário demasiado alto e era incomportável manter um jogador a ganhar o dobro das restantes pedras basilares da equipa.

Mas, mesmo assim, façamos uma análise ao plantel. Para quê três guarda-redes potencias titulares, com um deles (o suplente) a auferir mensalmente mais de 100 mil euros? Porquê tapar um homem da casa e que sempre mostrou qualidade como o Moreira? Na defesa, vários enigmas: quem teve a ideia de contratar um lateral de 28 anos, como o Luis Filipe, sem margem de progressão e absolutamente banal (para não dizer outra coisa)? Edcarlos foi contratado porque tem um nome engraçado? E Zoro? É politica do clube pagar mais de 100 mil euros mensais a suplentes? Na esquerda, alguém se lembra que existe um Antunes com 20 anos, barato e com condições para ser o futuro lateral esquerdo da selecção?

No meio campo, Katsouranis deve estar de saida e, a partir dai, vemos Rui Costa na sua fase terminal e um Petit que também já não é novo. Caso flagrante de dinheiro mal empregue é Maxi Pereira que, simplesmente, não tem jeito para o futebol. Não tem NADA que se aproveite, nem a entrega que ele apregoava ter na altura da sua contratação. Adu tem poucas oportunidades e Di Maria desilude jogo após jogo. Cristian Rodriguez foi das poucas boas contratações deste ano mas está por empréstimo...

No ataque, há 3 opções para Cardozo: ou a equipa adapta-se à sua forma de jogar, ou Cardozo adapta-se à equipa ou entao...vai-se embora! É simples. Sobre Nuno Gomes já todos sabem o que eu penso. Mantorras é o brinquedo do presidente que o vai deixando ficar por pena no clube.

O que mais me preocupa nisto tudo é ver a forma desgarrada e sem nexo com que o Benfica joga. Algumas vezes faz pensar se será que os jogadores treinam. Não se vê jogadas estudadas, nem bolas paradas bem marcadas, absolutamente nada! Tudo o que é feito durante o jogo vem da inspiração do momento e bolas lá para a frente e fé em Deus. Não foi este Benfica à Camacho que eu conheci. Onde está o treinador que berrava e não parava quieto durante os jogos, sempre a corrigir os jogadores? Agora aparece um treinador conformado, resignado, sempre com o mesmo discurso, sem pingo de originalidade. Dá a ideia que tanto a ele como aos jogadores falta motivação.

Sinceramente não vejo grandes melhoras possiveis com este grupo. Vejo poucos jogadores de qualidade neste grupo. Penso que no final da época se deveria considerar uma verdadeira limpeza de balneário e contratação de um novo grupo, assente num determinado modelo de jogo. A limpeza não se estenderia apenas aos maus jogadores. Jogadores como Luisão, Di Maria, Léo, Katsouranis e Cardozo mais tarde ou mais cedo vão querer sair. Por isso, há que encontrar novas referências. Manter apenas 4 ou 5 jogadores, como Petit, David Luiz e Rodriguez e a partir dai criar um novo rosto, um novo Benfica. Sei que é algo muito arrojado e que não vai acontecer. Mas penso que seria bom a médio prazo.

3 comentários:

capitão roby disse...

não exageremos. uma revolução é a ultima coisa que precisamos agora.

concordo que o LFV se devia ficar pela gestão financeira, e tirar o nariz do desporto que isso não é com ele.

quanto ao Katsouranis admito que sou um grande admirador do gajo, e espero que o Benfica o segure. não é genial mas é competente tanto a médio defensivo como a central e nunca se lesiona (algo sempre a ter em conta no SLB).

Maxi Pereira é bom para o banco e pouco mais, não enterra mas também não faz grande coisa. tem a mania que sabe rematar com o pé esquerdo desde que marcou ao Milan.

Di Maria é de facto uma desilusão depois de algumas exibições entusiasmantes no início. acho que pode dar um bom jogador mas a continuar por este caminho só se vai estragar.

em Quim/Moreira, Luisão, David Luiz, Léo, Petit, Rodriguez e Cardozo o Benfica tem a espinha dorsal de uma equipa forte, e jogadores como Freddy Adu certamente farão a diferença no futuro.

é uma questão de largar pesos mortos, assegurar sucessores para Petit, Léo e Rui Costa e acima de tudo de incutir uma mentalidade ganhadora e ambiciosa. não é só Camacho que parece conformado com a merda em que está o Benfica...

SUPER CHAMBEL disse...

"Um estádio a cair aos bocados, uma organização completamente amadora, um plantel sem qualquer valor."

REALMENTE AGORA TENS UM GRANDA PLANTEL! O MELHOR DESDE HÁ 10 ANOS!!


VIEIRA RUA!

Silly disse...

Talvez fosse bom revolucionar..mas duvido k algo tao arrojado (embora possivel d s tornar benefico) seja seker pensado, knt mais posto em pratica :(

Como Benfikista custa admitir mas.. o plantel ta uma merda e o Benfika tb!

Snif