terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Super Terça-Feira


Hoje pode-se decidir o futuro dos EUA e, quer queiram, quer não, de todo o mundo. É inegável que o rumo da politica americana é fundamental para compreender o que vai ser em feito ao nível económico, politico, militar, social...
Ao nível dos republicanos, a discussão está praticamente encerrada. O veterano John McCain parece ter a vitória nas primárias assegurada devido, em meu entender, ao afastamento da linha ideológica de George Bush, que finalmente os americanos começam a perceber que é um verdadeiro flop, um erro tremendo, a todos os níveis (já não era sem tempo). O milionário Mitt Romney ainda mantêm algumas esperanças embora me pareçam infundadas. Parece-me que os americanos querem um novo estilo, até nos republicanos e a verdade é que Romney dá a entender que seria mais do mesmo. Queria, também, deixar a minha nota de estranheza quanto à candidatura de Rudolph Giuliany. No inicio era apontado como o grande favorito dos republicanos. Depois optou por não concorrer nos primeiros estados e, em seguida, retira-se...no minimo, muito estranho!

Nos democratas, está a confusão que todos sabem, agravada pela retirada de John Edwards. Barack Obama e Hillary Clinton sempre estiveram na frente nas sondagens mas a parcela de votos do candidato retirado sempre foi significativa e, por isso, está, nestas pessoas, a chave para a resolução destas primárias. Mas afinal, qual a diferença entre Obama e Hillary? Sem grande conhecimento, diria que se trata uma diferença entre esperança e experiência. Hillary Clinton tem uma carreira longa na politica e, obviamente, terá a influência do marido. Considero que seja, mais uma vez, uma estranha opção para dinastias no poder da Casa Branca. Qualquer dia alguém se apercebe que talvez isto seja uma república "amonarquizada". Obama tem um discurso mais virado para as camadas inferiores da sociedade mas, em oposição, acaba por ter o apoio das pessoas mais influentes dos EUA, como é a Oprah Winfrey e a familia Kennedy. Acho que tem um estilo muito diferente de todos os outros candidatos, ele é a esperança, na verdadeira acepção da palavra. Por representar uma mudança de tudo o que tem acontecido nos ultimos anos, desejo e prevejo que Barack Obama saia vencedor das primárias, embora seja muito provável que a questão não se resolva já hoje. No entanto, e tal como já o afirmei a algumas pessoas, tenho o receio e convicção que Obama será uma desilusão, ao estilo de Lula da Silva no Brasil.
Esperemos para ver!

1 comentário:

gr alt disse...

epah ja deves saber mas o mitt romney abandonou a corrida à presidencia... quanto a john mccain, epah quando o vires a falar na tv fecha os olhos e vais ouvir o bush a falar. entre hillary e obama... epah n sei... uma mulher sedenta de poder e um tipo que não é 100% genuino... DÊ por onde der, só espero que o velhadas do mccain n se fike a rir!