segunda-feira, 24 de março de 2008

Direitos Humanos...E Muito Mais

"Um chinês de 52 anos foi condenado a cinco anos de prisão por ter colocado na internet uma petição com o slogan: "Queremos os Direitos do Homem, não os Jogos Olímpicos".Yang Chunlin "foi condenado a cinco aos de prisão", confirmou o advogado Me Li Fangping que vai ponderar um possível recurso.Há um ano, Yang colocou uma carta aberta na internet imediatamente censurada, tendo sido preso em Julho na província de Heilongjiang. " - Jornal Record

Que mundo democrático é este onde certos países são acusados de tudo e mais alguma coisa, totalmente isolados (e na maior parte das vezes com razão) e depois se deixa um país como a China impune?

Que mundo democrático é este em que países como Cuba, Irão, Coreia do Norte, Zimbabue, entre outros, são constantemente crucificados e estão praticamente isolados comercialmente do resto do mundo e depois se deixa a China cometer atropelos sucessivos aos Direitos Humanos?

Que mundo democrático é este em que se atribui uma competição como os Jogos Olímpicos, símbolo máximo da competição "saudável" (pelo menos, assim deveria ser) e da confraternização entre povos e culturas a um país como a China, que apenas se preocupa com números e não com pessoas? Que já é o maior responsável por emissões de CO2 para a atmosfera? Que mantém reprimido, durante anos a fio, povos como os tibetanos?

Que mundo democrático é este em que, claramente, existe tão gritantes diferenças de atitude?

Sem comentários: