sábado, 8 de março de 2008

Memórias Curtas

Nos últimos tempos está na moda fazer comparações com o passado. Comparações idiotas, diria eu; comparações justissimas, diriam outros. Vou aqui apresentar os meus argumentos e factos.

Está em marcha, neste momento, uma grande manifestação dos professores contra as politicas do Governo de José Sócrates na área da educação. Não estou aqui para discutir se essas politicas estão certas ou erradas, isso é muito subjectivo. Nos últimos meses, e com especial incidência nas variadas manifestações dos professores e noutras a cargo do PCP, têm sido empregues, múltiplas vezes, a palavra "fascistas" e expressões como " voltamos ao tempo do Salazar".

O mais grave nisto tudo é que se isto fosse dito por pessoas mais novas, que não viveram na época da ditadura salazarista, ainda haveria uma certa desculpa. A verdade é que são as pessoas mais velhas que mais empregam estas palavras, o que é verdadeiramente lamentável e de um desrespeito inacreditável pelo carácter das pessoas que governam.

Se bem se lembram (ou estudaram) no tempo de Salazar qualquer artigo ou pedaço de artigo que estivesse frontalmente contra ou subentendido contra o regime, era imediatamente censurado e o seu autor perseguido, torturado e, em determinados casos, enviado para prisões com costumes terríveis. Outros regimes fachistas foram ainda mais longe, com verdadeiras limpezas étnicas. ISTO É FASCISMO!

Agora, um Governo que tem alguma dificuldade em ouvir os parceiros sociais, também porque lhe foi dada uma maioria absoluta em sufrágio que lhe permite um poder de decisão mais efectivo, que tem um espírito assumidamente e indiscutivelmente reformista, que ataca vários previlégios instalados e completamente injustificados, é acusado de fascismo. Poderão não concordar com estas coisas que digo, mas quanto muito é um mau governo, não um governo fascista. Há acusações e acusações mas acusar de fascismo é muito grave e não pode ser encarado de ânimo leve, até porque o fachismo é proibido pela Constituição.

Mais: nesta mesma constituição está consagrado o direito à manifestação. Pois está mas dentro de determinadas regras que qualquer miúdo de 10 anos sabe. Toda a gente sabe que é necessário um pré-aviso à policia e ao Governo Civil, por razões óbvias. Sem estes pré-requesitos, é normal que a policia identifique os organizadores de uma manifestação fora das regras, ou seja, ilegal. ISTO NÃO É FASCISMO, é cumprir a lei.

Ontem, à porta da sede do PS de Chaves, Augusto Santos Silva foi confrontado com mais um grupo de pessoas com o mesmo tipo de acusações e, provavelmente farto de todas estas campanhas idiotas de difamação, soltou tudo o que ele, e muita gente com a cabeça no lugar, pensa: estas pessoas parece que não se lembram como eram os tempos de Salazar. Mais: se há pessoas que foram responsáveis pelo 25 de Abril, foram pessoas ligadas ao PS, como Mário Soares, Salgado Zenha e Manuel Alegre e não Álvaro Cunhal que pretendia destruir uma ditadura fascista para instalar uma ditadura comunista. Não sei que tipo de consequências terão estas declarações do Ministro dos Assuntos Parlamentares mas não contêm nenhuma mentira nem provocam ninguém.

Os Sindicatos e o PCP estão envelhecidos na sua estrutura, não são capazes de fazer uma oposição e negociações realistas. Partem sempre para uma critica fácil e, muitas vezes, fora dos limites, abusando do direito à liberdade de expressão que tanto apregoam. Esquecem-se que, tal como o direito à manifestação, tem necessárias limitações: o direito à liberdade de expressão esgota-se quando esbarra no direito à integridade intelectual das pessoas. E isso eles não são capazes de compreender.
Isto não é fascismo, é democracia! Isto não são manifestações, é estupidez!

6 comentários:

Anonymous disse...

CARLOS, bateste cos cornos contra alguma parede ou que? FDX o santos silva (SS) é um parvo de merda, eu quando começei a ler isto pensei...ohh o carlos n viu o parvo do ministro dos assuntos parlamentares... MEU é assim, se o álvaro cunhal ia implementar a luta do proletariado/comunismo... isso tu já não sabes, apesar de que foi o que se sucedeu em CUBA. TALVEZ SIM, TALVEZ NAO, n se sabe, porque pura e simplesmente não ocorreu. vá deixate lá de fasc(h)ismos. Tens de compreender que Fidel deu cabo do regime de batista, que por si só também era autoritario... ou seja FIdel numa primeira instancia lutou pela liberdade... mais a frente tal n se sucedeu... mas a questao que se coloca no teu texto é: ALVARO CUNHAL FARIA O MESMO? e é nesse sentido que o SS perde a razao toda e mais aquelas pessoas estavam ali contra as politicas do regime,e afins e nao contra os militantes do PS que tem o direito de se reunir, tanto que se reunirao... ao que o ministro, esse sim chamou de comunistas e fascistas. o SS foi infeliz NAS SUAs declaraçoes só isso. E O PARVO, quem é? (SS)

Pedro

Tacuara disse...

Isso eu não sei? Tu é que bateste com os cornos contra uma muralha!

Não sejas menino pá!

Gasolina10 disse...

Pois, pois... mas muito mais importante do que as palavras que saem da boca para fora em altura de crise.... são as soluções encontradas... em alturas de crise... qe parecem ser catastróficas....

Se o ensino nete paìs está mal, por piores caminhos andará...

Se nos dias de hoje já se sente o total e completo facilitismo no qual o ensino embala os jovens.... Pois até ao 9º ano... qualquer aluno sabendo muto.... ou muito pouco... passa sempre de ano... no secundário... praticamente mais do mesmo.

Com as medidas que agora querem implemetar... o resultado não é nada promissor... Pois pretendem avaliar os professores consoante as notas que dão aos seus alunos.

vejamos agora uma breve simulação do precurso académico de um jovem português la para.... 2020.. talvez daqui a menos tempo até...

exame de 4º Ano...
Professora: joãzinho diz qualquer coisa?
Joãozinho: aaaaahhhhhh!
Professora: Parabens passas-te!

exame do 7º Ano...
Professora: João... se numa mão tens 5 dedos... Quantos dedos terás em duas mãos?
Joãoziho: (após 2 minutos a pensar) 10?
Professora: Certo!!! como conseguiste ser tão rápido?
.
.
.
.
Tese de doutoramento... em engenharia civil.. por exemplo

Catedrático: Sr.João diga-me qual o processo para fazer um muro sólido.. usando apenas 2 materiais?
Joãozinho: Areia e Água
Catedrático: Bravo.... está pronto para exercer... Tem aqui a planta da nova ponte sobre o Tejo... O projecto é seu.


E mais não digo..

Tacuara disse...

Finalmente um comentário com alguma razão de ser. Mas como deves ter reparado, eu disse no texto que não ia comentar o sistema de avaliação em si e sim apenas a forma de protesto que os professores e os sindicatos têm utilizado, porque, de facto, eu não conheço a fundo o sistema de avaliação.

No entanto, não concordo com a tua visão. É verdade que um dos items de avaliação serão as notas dos alunos mas está longe de ser o único. Mais: as notas têm que ser justificadas. Eu sei que este é 1 ponto facilmente ultrapassável mas não se os conselhos directivos das escolas forem responsáveis e profissionais. E para lá chegarem, admite-se que assim o sejam. Em último lugar, há sempre os exames nacionais no básico e no secundário que são a melhor forma de tirar dúvidas quanto a essa mesma distorção de avaliação.

Nenhum sistema é perfeito e este tem as suas falhas. Mas pior que fazer um sistema com falhas é não fazer nada. Avaliação é essencial porque não tenhas a menor duvida deste ponto: em Portugal, pelo menos 50% dos professores são maus, fracos, o que lhes quiseres chamar. Olhem para a vossa carreira estudantil e verão que eu tenho razão.

Gasolina10 disse...

Como é que é possivel haver algum nivel de ensino se.... Os professores se protegem uns aos outros... e dito isto... confirmo com os seguintes argumentos:


São os proprios professores que dão aulas que se candidatam para pertencerem aos conselhos executivos

2º os exames nacionais... são feitos por professores, que andam um ano intio a idealizar o exame, para depois, terem erros e serem corrigidos por professores sem formação adequada... porque não me venham ca falar dos critérios de correcção quando já presenciei um exame que na pauta sai com um 7, vai a revisão e sai com 12.... Algo aqui está profundamente errado....


Peço desculpa mas só agora reparei que o meu português já não é ATUAL... sim pois escrevi bem... não é aCtual... lol

Tacuara disse...

Começo pelo fim do comentário: eu quero que o novo acordo ortográfico, em bom português, se foda. Eu não sou brasuca para tar a falar como eles. Adiante.

Todo esse conjunto de factos só confirma a ideia de que é essencial uma avaliação dos professores, para que se recompensem os bons e penalizem os maus. Poderás dizer-me que muitas vezes maus professores serão beneficiados. É verdade mas ao menos não vão ser todos, como são agora e é inadmissivel. Sinceramente, com as suas falhas, acredito neste sistema.