sábado, 10 de maio de 2008

Farsa Final

Vamos, então, falar, provavelmente pela última vez, do caso Apito Dourado.
A decisão, em termos desportivos, foi anunciada ontem. O FC Porto, acusado de tentiva de suborno dos árbitros dos jogos Porto x Amadora e Beira Mar x Porto (devem-se ter esquecido do Nacional X Benfica...esquecimentos acontecem a toda a gente não é?) viu serem retirados 6 pontos e uma multa a rondar os 150 mil euros. Pinto da Costa foi suspenso 2 anos e uma multa. O Boavista desceu de divisão por suborno consumado em três jogos e o seu presidente na altura, João Loureiro, suspenso por 4 anos. O Leiria também perdeu 3 pontos por ter oferecido um telemóvel a um árbitro e, no entanto, também só foi considerado tentativa de suborno. Foram-lhe retirados 3 pontos (BEM, já viram que só foram retirados pontos a quem já não se importa?) e o seu presidente, João Bartolomeu suspenso da sua actividade por 1 ano.

Agora vamos ao mais engraçado. O já retirado e famoso Martins dos Santos (quantos Porto x Benfica ele fez descair o campo...) foi suspenso por três anos, sejá lá sobre o que fôr a suspensão. Será que ele pode apitar jogos de Solteiros contra Casados lá na terrinha dele? Enfim...Depois temos Jacinto Paixão suspenso por quatro anos...E agora, surpresa das surpresas, Augusto Duarte.

Augusto Duarte foi suspenso por 6 anos por ter aceite suborno....no Beira Mar x Porto. Então mas o Porto não tinha escapado à descida de divisão por apenas ter tentado suborná-lo? Há aqui alguma coisa de errado ou é mais um facciosismo meu, como muitas vezes me dizem? Vamos lá tentar perceber...O Porto tentou suborná-lo mas pelos vistos não chegou a consumá-lo. Mas o sr. Augusto Duarte acabou por ser considerado subornado na mesma. Quero acreditar que isto é apenas um desencontro de palavras, tão próprio da nossa língua.

Ricardo Costa, presidente do CD da Liga, afirmou que as escutas não foram decisivas para a resolução deste caso. Então o que foi? Se há uns anos a factura da viagem ao Brasil de um certo árbitro e família (não vale a pena dizer o nome, toda a gente sabe quem ele é) foi parar à Torre das Antas e as autoridades acreditaram que tudo não passou de um terrível e desagradável engano...

A impunidade manter-se-à no futebol português. Infelizmente nada mudou. Apenas limitaram-se a desligar a máquina a um "doente" em coma, como o Boavista. O famoso "sistema" já está impregnado e não vai desaparecer nos próximos tempos. A suspensão de Pinto da Costa é uma farsa e a perda de 6 pontos uma brincadeira de mau gosto. Em termos judiciais, também aposto que nada vai acontecer. A Liga Portuguesa tem mais um problema na consciência. Depois dos salários em atraso, da invasão de estrangeiros e consequente falta de aposta nos jovens portugueses, a falta de competitividade dos clubes na Europa, agora a Liga perdeu a última oportunidade de resolver a corrupção no futebol. Não resolveu agora, não resolverá mais. Faltou coragem.

1 comentário:

gr alt disse...

Vamos lá ver se o Porto não vai à xampions... era escrever direito por linhas tortas. Sempre era menos mau... mas se o BOAVISTA desceu pq e q o POrto n desce? Faccionismo não... só n ve , quem n quer e o POrto devia tar na segunda, os 6 pontos retirados = ridiculo. E se a tirá-los que fosse na época que vem e na II.