segunda-feira, 9 de junho de 2008

Direito ou Dever?

Será que temos direito ou obrigação à greve?

Nas últimas semanas tivemos em Portugal a melhor prova que os portugueses não sabem viver em democracia. Esta realidade ficou espelhada no rídiculo exemplo dos pescadores e hoje dos camionistas.

Porque acreditavam que a culpa estava no Governo, os pescadores nem se lembraram que o seu grande problema reside na falta de poder de negociação junto das grandes superficies, que praticam margens altissimas para o peixe. Assim, ameaçaram peixeiras dos mercados adjacentes aos portos e chegaram a partir para a violência com quem ousou furar a greve.

Mesmo assim, acho pior a situação de hoje. Vários camionistas que não aderiram à "paralisação" (sim, ontem houve 1 senhor muito entendido na matéria que disse que era estúpido falar em greve, obviamente que era uma paralisação) foram apedrejados e até alguns que foram retirados à força dos seus camiões. Quando houve um que se atreveu a fazer o óbvio (passar-lhes por cima) e atropelou um destes idiotas, caiu o carmo e a trindade.

Vêm exigir algo? Exijam, primeiro que tudo, inteligência e bom senso a vocês próprios. Vocês são uma vergonha para este país e ainda vêm falar para os Telejornais, muito indignados, como se fossem donos da razão.

Por falar na origem deste problema, parece que se torna habitual dar voz aos mais culpados da sitação, para que estes venham com falinhas mansas tentar enganar as pessoas. E o incrivel é que conseguem mesmo. Hoje lá veio mais um representante da OPEP dizer que a culpa do aumento dos combustiveis na Europa é dos impostos. Ora qualquer cidadão com a corda na garganta nem pensa e aplaude estas declarações. Só que o aumento não deriva dai. Que sejam altos, é uma questão. Mas o aumento vem da chamada "especulação" que não é mais do que resultado das leis do mercado. E nesse caso, a grande beneficiada desta situação é, sem duvida, a OPEP, que por alguma coisa se recusa constantemente a aumentar a produção. Enfim...más só os parvos e hipócritas é que têm direito à palavra.

2 comentários:

gr alt disse...

epah cagueime a rir com isto, e devo realçar que tens aqui uma passagem muito boa:

" Quando houve um que se atreveu a fazer o óbvio (passar-lhes por cima) e atropelou um destes idiotas, caiu o carmo e a trindade."

Bruno Branco disse...

Quando escreveste este post, ao fim de 1 dia de bloqueio/sequestro dos camionistas, ainda não viamos hipermercados vazios de produtos frescos, peixe...etc...etc...e muito menos postos de abastecimento fechados por não terem qualquer produto petrolifero.
Acho lamentavel e criminoso aquilo que os chamados "piquetes de greve" andam a fazer a quem quer trabalhar para ganhar a vida! Quem não obedece aos "Senhores dos Piquetes"...e passo a citar "...não podemos garantir a segurança dos camionistas que furam a greve...".

Quem me conhece, sabe que sou um defensor quase absoluto do primeiro ministro, no entanto, está na hora de fazer qualquer coisa! Esta na hora de alguem neste governo dar instruções aqueles senhores de bigode, com as insignias "GNR" nas costas e começarem a trabalhar, e por aqueles "idiotas" como tu lhe chamas no seu lugar!
Para terminar...o porque desta "greve"? Para as empresas terem direito a um combustivel profissional, como já acontece à imensos anos com o gasoleo agricola... Meus amigos, eu não concordo que este subsidio seja pago por todos os contribuintes! Vamos continuar a assistir à inflacção de todos os produtos....quer com subsidio, quer sem ele...
Porque não vamos todos pedir gasoleo profissional??? 99% da população necessita de combustivel para trabalhar!!
BB