quarta-feira, 4 de junho de 2008

Mentalidade Portuguesa

Hoje ficou provado, mais uma vez, o problema do nosso país: falta de coragem. Portugal está coberto de cobardes. É por ninguém ser capaz de tomar decisões complicadas e que criem reformas profundas que quando alguém as toma, é enxovalhado e morto na imprensa. Poderia dizer aqui um nome mas se o fizesse teria logo 95% dos leitores a chamar nomes à minha mãe e eu não quero isso porque eu gosto muito dela.

Tudo isto vem na sequência da decisão da UEFA quanto à participação do FC Porto nas competições europeias. Por alguma coisa Portugal está na cauda da Europa em quase tudo. Em Portugal, aquele senhor que todos os portistas chamam de arrogante e vaidoso mas que lhes salvou a pele (e eles sabem-no bem) aplicou uma bela perda de 6 pontos. Na Europa, a UEFA, que já provou por variadas vezes que não brinca em serviço, aplicou os regulamentos (o que não foi feito em Portugal!) e excluiu o Porto da Champions. Nada mais justo.

Mais do que isso, eu afirmo: se alguma vez se provar que o Benfica esteve metido em tramóias deste género, sou o primeiro a querer que seja penalizado. Porque isso seria uma autêntica vergonha e desonra do meu clube. Não consigo perceber como depois de todos os factos (não são suspeitas!!são factos!) a grande maioria dos portistas mantêm-se ao lado de Pinto da Costa. Talvez porque são portugueses...sabem que foi ele que levou o clube ao sucesso e têm medo do período pós-Pinto da Costa.

Muitos portistas falam-me do caso do Benfica x Belenenses, em que aparece Luis Filipe Vieira a falar com, creio que Valentim Loureiro, a vir discutir o nome do árbitro para este jogo. Outra característica dos portugueses é só quererem olhar para um lado da história. No dia a seguir a esta polémica ter rebentado, o falecido ex-presidente do Belenenses, Cabral Ferreira, veio afirmar que é uma prática normal esta discussão nos jogos da Taça e que ele próprio também deu a sua opinião em relação a este jogo. Alguém deu importância a isto? Ninguém. O que interessa é a primeira parte da história.

Haja paciência! No futebol como no resto, esta mentalidade portuguesa leva-nos para o fundo da Europa.

Sem comentários: