sábado, 7 de junho de 2008

Portugal 2 x 0 Turquia

Felizmente, a nossa selecção fez questão de mostrar que eu estava errado. Jogaram um futebol muito positivo, agradável e com um bom sentido colectivo (o que fazia muita falta a Portugal). Defensivamente, três garantias: o lado direito é intransponível, Carvalho e Pepe formam uma bela dupla e Paulo Ferreira é fraquinho. De notar que a Turquia foi uma grande desilusão. Praticou autenticamente anti-futebol, quando não conseguiam tirar a bola, tratavam da questão com entradas durissimas e mal punidas pelo árbitro.

Ricardo (6) - Pouco trabalho. Nas saídas da baliza, o seu ponto fraco, esteve quase sempre seguro. Teve uma saída em falso sem consequências.

Carvalho (7) - Bastante seguro. Cumpriu a sua missão.

Pepe (8) - Bem a defender e bem a atacar. A jogada do seu golo é fantástica.

Paulo Ferreira (5) - De longe, o jogador mais fraco da selecção. Não dá segurança. O que vale é que a Turquia demorou a perceber que devia atacar por ali.

Petit (6) - Também não fez um bom jogo. Deixou alguns espaços e recuperou poucas bolas.

Moutinho (7) - Esteve bem principalmente a pressionar. Fez um bom jogo e deverá garantir a titularidade. Excelente pormenor técnico no 2º golo de Portugal.

Deco (7) - Que diferença para o Deco da qualificação!! Grandes passes, grande visão de jogo. Caiu na 2ª parte mas esteve muito bem.

Simão (7) - O Simão de sempre. Jogo regular e com boas iniciativas, principalmente na 1ª parte.

Ronaldo (6) - Muito desaparecido do jogo e bastante recuado. Quando pegou na bola, raramente tomou boas decisões. Fica a ideia que vale mesmo a pena colocá-lo a avançado.

Nuno Gomes (6) - Participativo mas...ele está lá para marcar golos. E se é verdade que no cabeceamento à barra teve bastante azar, no remate ao poste ele tinha a baliza praticamente escancarada. Podia ter feito muito melhor. Bom entendimento com Pepe no 1º golo.

Nani (5) - Entrou mal no jogo e na única boa jogada da sua parte foi ceifado...e o árbitro nem marcou falta.

Raul Meireles (6) - Jogou pouco tempo mas ainda marcou.

Meira (1) - Entrou a 20 segundos do fim.

Melhor em Campo:

Bosingwa (8) - É inutil atacar pelo seu lado. Ele ganha todas as bolas, venha quem vier. Fantástica exibição!

Árbitro:

Herbert Fandel (5) - Um árbitro de grandes contrastes. Tecnicamente quase perfeito. Anulou bem o golo a Pepe, ajuizou bem o lance da queda de Nihat na área portuguesa e acertou quase todas as faltas. Disciplinarmente, péssimo. Os jogadores da Turquia entraram em campo com a vontade de ceifar os jogadores portugueses e fizeram-no. Gokhan "espancou" Simão quando ia ficar isolado e apenas viu amarelo. Servet utilizou em demasia a agressividade e nem amarelo levou. Mehmet Aurélio (se bem me lembro) podia ter partido o tornozelo a Nani e nem falta foi. Neste capítulo, muito mal.

2 comentários:

gr alt disse...

deste 5 ao paulinho? epah sabes k akele lado eskerdo.. kerias por o jorge ribeiro? se queres que eu te diga o Paulo Ferreira teve muito bem. OK não atacou e nunca subiu muito no seu flanco é verdade, mas uma coisa não se pode negar em paulo ferreira, foi certinho e nunca arriscou, cumpriu e bem num papel que não é seu. Claramente merecia Mais.

De resto não concordo contigo no Homem do Jogo, o homem do jogo foi PEPE. Marcou, defendeu, deu nas orelhas ao ricardo, nem parece que é o 2ª jogo oficial que faz pelas quinas. Em relaçao ao bosingwa... sim uma muralha autentica, por alguma coisa foi po chelsea, dá gosto velo jogar. Se não me engano ele chegou ao Porto ainda pela mão de Mourinho....

Pah o resto da avaliação nada a apontar.... exclente

O jogo de quarta é como diz SCOLARI... MATA MATA

capitão iglol disse...

nada a ver com o portugal da qualificação. muito mais entrosamento e esforço, esta é a selecção que nos habituámos a apoiar em 2004 e 2006.

finalmente Portugal parou de jogar para o avançado, mentalizaram-se que ele só serve para distrair os centrais. Nuno Gomes, apesar da sua péssima época pelo Benfica, está sempre lá quando a selecção precisa.

não consigo criticar nenhum dos participantes de hoje, até os mais apagados estiveram seguros e sem enterrar, que é que se pede. destaque positivo para a dupla de centrais, verdadeiramente de classe mundial, e Bosingwa, sem dúvida o melhor lateral direito do mundo.

agora é manter os pés na terra porque ainda temos um longo caminho pela frente.

quanto ao nosso suposto maior rival, a república checa, eles foram uma desilusão esta tarde e na volta este grupo é para limpar. a ver vamos.

quanto ao árbitro, às vezes também me pareceu um bocado duro demais. o amarelo ao gajo que chutou contra o Simão e o amarelo a um turco depois da bola na mão do Simão, não percebi.