terça-feira, 10 de junho de 2008

Resumo do Inicio do Euro 2008

Aqui deixo umas breves impressões sobre as 16 selecções presentes no Europeu, referentes à 1ª Jornada:

Suiça - Mostrou-se forte, combativa e bem organizada. No entanto, perdeu o jogo mais decisivo (injustamente) e perdeu também a sua estrela, Frei. Muito dificilmente poderá agora conseguir o apuramento.

Rep. Checa- Apesar de ter ganho o seu jogo, foi uma grande desilusão. Nota-se e muito a falta de Nedved. Não tem o jogo colectivo e agradável que o caracterizava. Sobreviveu devido à sua qualidade defensiva e, claro, do seu guarda redes, Cech. Deverá seguir em frente mas não terá grandes perspectivas de ir mais além do que os quartos de final.

Portugal - Para mim, uma bela surpresa. A jogar muito bem colectivamente, segura e sem ansiedades. A aposta passará agora por desenvolver a melhor forma de colocar Ronaldo mais em jogo. Penso que seria boa ideia colocá-lo na posição de avançado, como no Man. Utd. Tem tudo para passar em primeiro e a partir dai...

Turquia - Inesperadamente fraquinha. Esperava-se um pouco de melhor oposição. A defesa é fraquissima, o meio campo não funciona e o ataque que se esperava letal, é totalmente inoperante. Arrisca-se a sair da Suiça sem pontos.

Áustria - Como se esperava, uma selecção fraca. Não há muito mais a dizer, a conquista de um ponto já será positivo para a selecção da casa.

Croácia - Outra selecção que apesar de vencer, decepcionou. Esperava-se muito mais e passou por grandes apertos perante a frágil Austria. A jogar assim, perderá para a Polónia o apuramento.

Alemanha - Sem surpresa, mostrou toda a sua qualidade. Equipa muito madura, segura e com fio de jogo fantástico. Uma das grandes candidatas à vitória final.

Polónia - Não se pode formar grande opinião. Jogou contra a super favorita Alemanha e fez pela vida. Mostrou qualidade e promete fazer vida negra à Croácia na luta pelo 2º lugar.

França - Um desastre. Não jogou absolutamente nadinha, foi um zero. A jogar assim, não passará da 1ª fase.

Roménia - Contra uma França tão fraca poderia ter ousado atacar. Optou pelo empate. Surpreendentemente vê-se na luta pelo apuramento no Grupo da Morte.

Holanda - Surpreendeu-me, é verdade. Mas teve a sorte do jogo e a ajudinha do árbitro. No entanto, está embalada para seguir em frente. De qualquer forma, não acredito num brilharete da laranja mecânica. É uma convicção minha

Itália - Teve uma noite não. De qualquer forma, nota-se a falta de Nesta e Cannavaro na defesa e de Totti no ataque. Em principio lutará com a França pelo segundo lugar na última jornada, numa verdadeira batalha. Quem perder, estará fora.

Espanha - Mais uma surpresa positiva. Apesar das birrinhas de Aragonés, ele colocou a melhor dupla de ataque do Euro a funcionar e com um Iniesta a servi-los de forma assombrosa. Se mantiver o nivel e não se deixar cair, como de costume, nos momentos cruciais, poderá, finalmente, ser candidata à vitória final.

Rússia - Era grande a expectativa com uma equipa composta por jogadores do Zenit que conquistaram a Europa este ano e treinada por Guus Hiddink. Total fracasso. A defesa é um buraco e a Russia vai mesmo voltar na companhia dos gregos mais cedo para casa.

Grécia - Já se esperava isto. Voltou a praticar anti-futebol e desta vez não teve a sorte do seu lado, como teve em todo o Euro 2004. Uma equipa sem chama e sem referências.

Suécia - Muito bem organizada e com o talento de Ibrahimovic a mostrar-se. Seguirá, em principio, no 2º lugar mas depois será confrontada com uma equipa do Grupo da Morte e a aventura deverá acabar aí.

1 comentário:

gr alt disse...

MUITO BEM! MAS olha que a Grécia é a Grécia e ainda vai fazer chorar nuestros hermanos, temos de ter em conta jogadores de qualidade mundial na equipa helénica. O caso de Katsoranis e Karagonis. OHHH...agora assim de repente..AI que surpresa um é jogador do benfica e outro já foi.... claramente dois elementos de classe mundial que podem dar o apuramento à Grécia.

Agora mais a sério, Portugal pode aspirar ir longe se chegar aos quartos final, a partir do momento em que selecções como a Grécia, Itália forem eliminadas, ou seja, ficarem fora do EURO 2008. Depois a concorrencia fica-se por Holanda (que já nos habituámos a eliminar como o Felipão) e a Alemanha (ai akeles 3-1 do Mundial,muito duros). Mas pode ser que o Sérgio Conceição venha em part-time pa selecção se apanharmos os alemães. ERA BOA ONDA!

AINDA só mais uma coisa.... fdx o QUIM anda por NEUCHATEL a dar autografos.... será que fui o único que reparei que ele assina com a mão lesionada? ou o pulso ou que merda é que ele lesionou? Cá para mim foi uma manobra de Scolari para pôr o ricardo na baliza, só pode!!!! Mas sabes que mais QUIM? o que interessa é o BENFICA, o resto são putas e vinho verde.