terça-feira, 22 de julho de 2008

Confusões Tácticas

O Benfica 2008/2009 deixa-me confuso. Não ponho em causa a competência de Quique Flores mas...não consigo entender as suas ideias quanto à táctica. Fala-se que Quique pretende implementar um clássico 4x4x2. Ora, se se fez tanta questão em contratar Pablo Aimar, qual é a ideia como encaixá-lo? Acreditem, não tem lógica. Aimar não tem espirito defensivo e por isso não pode integrar um meio campo central com apenas dois jogadores. Por outro lado, também não me parece que a ideia seja colocá-lo como segundo avançado já que o Benfica parece disposto a gastar algum dinheiro num parceiro para Cardozo no ataque. Se voltarmos à ideia inicial de integrar Aimar no meio campo, então para quê Carlos Martins (já para não falar de Nuno Assis)? E se essas seriam as duas opções para o médio mais defensivo, como se explica que para um só lugar, de médio defensivo, se tenha à disposição nada menos que: Petit, Katsouranis, Yebda, Ruben Amorim, Felipe Bastos e Bynia? Eu sei que os dois últimos poderão ser emprestados mas mesmo assim é um exagero tremendo. E se nestas duas posições há fartura, como explicar que o Benfica, com vários extremos esquerdos nos quadros, apenas Di Maria tenha permanecido, ainda para mais quando se sabe que ele vai falhar os primeiros jogos, devido aos Jogos Olimpicos?

Recuemos até à defesa. Estamos bem servidos na esquerda, no resto nem tanto. No meio, Luisão e David Luiz dão garantias mas depois não há suplentes à altura. Edcarlos é o que se sabe: fraquinho. Miguel Vitor tem muito valor mas precisa de ganhar experiencia. Para quando um central de categoria? Na direita, caso ainda mais flagrante. Nelsón é capaz do melhor e do pior e, por isso, não dá grandes categorias. Quanto a Luis Filipe, está apresentado e não preciso de dizer mais nada.

Solução para este problema? É muito dificil. Um 4x4x2 em losango seria uma boa solução mas os extremos Di Maria e Balboa ficariam sem espaço neste esquema. Um 4x2x3x1 não me parece, de todo, a melhor solução, pois, provavelmente, seria um erro deixar Cardozo sozinho na frente. Costuma-se dizer que os jogadores é que fazem o esquema táctico. Mas neste caso talvez tivesse sido bom pensar primeiro no esquema táctico e depois contratar de acordo com as necessidades.

Sem comentários: