domingo, 24 de agosto de 2008

Inicio da Liga Sagres

Esta 1ª jornada da Liga Sagres deu a entender de muito do que pode ser este campeonato. E confirmou muitas ideias da pré-época.

Desde já, a confirmação dos péssimos inicios de Maritimo, Belenenses, Leixões e Académica. Foram 4 equipas que mudaram muito e para pior, principalmente as 3 primeiras. Depois, a confirmação da qualidade de equipas como Setúbal, Rio Ave, Nacional e Guimarães. A Naval, Trofense, E. Amadora e Paços de Ferreira continuam a ser incógnitas, embora sejam todas eles candidatos à despromoção. Noutro patamar, o Braga mostrou um plantel muito bom e com Jorge Jesus é uma equipa que poderá fazer muito em Portugal e na Europa.

Quantos aos 3 grandes, alguns apontamentos: o Sporting mostrou consistência, mostrou que tem boa equipa. Veremos se mostra regularidade, que é o que tem faltado à equipa leonina. Quanto ao Porto, não parece estar ao nível do ano passado. Notam-se várias ausências, a intensidade e ritmo de jogo não se aproxima de niveis passados. Poderá ser explicado por estarmos em inicio de época mas parece-me que Bosingwa, P. Assunção e Quaresma não foram substituidos devidamente. No Benfica, o nível é francamente superior ao do ano passado (também não é tarefa complicada), embora ainda se vejam alguns períodos de apatia.

Uma nota final para o tema recorrente: arbitragens. Parece impressionante como o sistema começa a trabalhar já à 1ª jornada e os intervenientes do costume não percam a vergonha. Refiro-me a 3 lances em que não há a minima discussão e em que só um cego não pode confirmar o que eu digo: Polga faz falta sobre Zé Carlos 2/3 metros fora da área. Vermelho indiscutivel mas possivelmente o penalti mais ridiculo de todos os tempos. Só um descarado pode marcar aquele penalty. Depois, no Rio Ave x Benfica, a carga sobre Quim não assinalada que iria, no lance seguinte originar o golo do Rio Ave; e o penalti incrivelmente não marcado sobre Aimar.

Paulo Bento sabe do que fala. Isto não vai mudar. E o Carlos Xistra muito menos.

Sem comentários: