domingo, 5 de outubro de 2008

Balanço do Solverde #9

A minha segunda participação em etapas da Solverde Season foi bastante atípica. Desde logo, alguns problemas com a inscrição acabaram por me empurrar para uma mesa nada interessante, bastante agressiva e com jogadores bastante loose, que quase pagavam qualquer coisa. Se é verdade que isto pode ser interessante a longo prazo, num curto prazo (cerca de hora e meia foi o tempo que passei nesta mesa) e com falta de mãos jogáveis, tornou-se bastante complicado efectuar movimentos. Tanto assim foi que apenas ao final de uma hora consegui vencer um pote, já relativamente interessante, tendo em conta o nível de blinds (cerca de 2500 fichas).

Mudo de mesa e entro noutra bastante fraca. Penso que se tivesse passado mais algum tempo nesta mesa ter-me-ia safado muito bem pois o nível dos jogadores era bastante fraco. Ainda assim consegui ganhar algumas fichas, tendo perdido 1000 fichas num raise com A Q, seguido de re-raise para 3100 do jogador mais perigoso da mesa. Achei por bem não arriscar e larguei a mão. No nível a que se estava a jogar, não se justificava colocar 1/4 da stack numa mão destas. De referir que nas primeiras 3 horas de jogo, a minha stack oscilou sempre entre as 8 mil e 12 mil fichas, sempre sem grandes mudanças. A falta de mãos jogáveis determinou que durante horas a fio tenha jogado bastante poucas mãos. Muito raramente fiz limp pois não tive mãos médias...ou era algumas vezes A Q, A 10...ou então era merda. Na última mão nesta mesa, arrisco um pouco com A 10, num flop 7 5 5, faço bet mas levo com re-raise enorme e acho por bem foldar.

Mudo de mesa com cerca de 7500 fichas. O cenário começa a ficar negro. Entretanto nesta nova mesa, o ambiente é bastante tenso, muita discussão e pouco poker. Recebo K Q, há 1 raise UTG 2x a blind, 2 call's e eu faço também call. Flop sai K Q 2, pensei finalmente vou ganhar umas fichas. O raiser UTG mete 600, folda tudo e eu call. Turn bate 9, ele mete 2500, e eu all in. Ele instant call...com K Q. Split pot que, mesmo assim, me permite subir até perto das 8500 fichas. A mesa fecha logo a seguir e finalmente estabeleço-me numa mesa, onde me sento à direita do meu amigo Carlos. Uma mesa que tinha de tudo: desde jogadores totalmente loucos, a jogadores fracos, um jogador muito certinho e sólido e ainda o Vinagre, com uma stack muito poderosa na altura, que estava numa estratégia de andar a roubar o máximo possivel. Numa primeira fase consigo subir um pouco até que recebo A 10 suited na BB. Folda tudo e no botão há 1 raise pra 3x blind (blind era 600). SB instant call e eu call também. Flop Q 5 2, tudo check, turn 3 tudo check. No river bate o A e a SB dispara 3000. Eu faço call, embora não tenha grande explicação para o ter feito. Via-o com o A e um kicker indeterminado...mas senti-me na obrigação de fazer call. O raiser faz fold e vejo um belo 7 4 off para sequência. Como se não bastasse, o jogador em causa coloca-se sit out, quando faltavam ainda 45 minutos para o jantar. Sem comentários... Com esta brincadeira, caí para as 6 mil fichas. Até ao jantar nenhuma mão de registo e termino com 7500, com a blind a subir para 1000. Estou condenado, penso eu.

Pensava errado. A verdade é que nesta fase as mãos apareceram. Logo na 2ª mão a seguir ao jantar, na BB, recebo Q J, o botão coloca 3500, SB folda e eu todas, que eram, ao todo, 6400. Para minha felicidade, vejo J 10 e uma board inconsequente dá-me double up para 15 mil fichas. No entanto, continuava short. Passadas algumas mãos recebo, o UTG+1 mete todas com A 10 (12 mil) e eu vejo A A e não tenho dificuldades em fazer call. Subo para as 28 mil. Logo a seguir, o Vinagre faz raise para 3000 e eu, aproveitando o balanço, não hesito em meter todas com A K. Ele folda e subo para as 32 mil. Depois de um período sem actividade, um jogador short, com 8 mil fichas, faz all in com 2 2 e eu pago com A K e um K no flop dita a eliminação deste jogador e a minha subida até às 40 mil fichas. Finalmente sinto-me confortável, quando a média está em cerca de 27 mil e estamos cerca de 75 jogadores. No entanto, as boas mãos (e até as razoáveis) desapareceram e apenas volto a ganhar um pote em que respeitaram a minha BB com 4 2 e sai-me trio de 4 no turn, sendo que um jogador coloca 3000 fichas no river e eu faço raise para 9000, tendo este foldado. Chego ao intervalo com 45 mil fichas.

De seguida, deserto total. Devido à imagem criada na mesa de que sou um jogador muito tight e que jogo muito poucas mãos, tento roubar com Q 9 as blinds no botão, mas levo com all in, de mais 15 mil fichas. Considero que é um call desnecessário e foldo, perdendo 8500 fichas, recuando para as 33 mil. Mais blind, menos blind, desço dramaticamente até às 20 mil fichas, quando a média sobe bastante, até às 50 mil fichas. Um roubo permite-me chegar às 31 mil, quando se dá a jogada decisiva. Vinagre dá all in em middle position de 26 mil e eu na SB vejo A 9. Se foldo, fico com 28 mil fichas, com a blind a 6000 e a 5 minutos de subir para 8 mil, ou seja, tenho 4/5BB. Considero que é a altura de arriscar, tenho que dobrar, até porque o jogador em causa estava a fazer bastantes all-ins nesta fase, tendo quase dobrado as suas fichas com estes movimentos. Faço call e vejo o 10 9 de copas do adversário. No flop sai J 7 4, dando gutshot para ele, que saiu logo no turn 8. Apenas um 10 me poderia salvar, para split pot mas saiu uma irrelevante Q e com esta bad beat absolutamente decisiva, fico reduzido a 5400 fichas. Logo na jogada seguinte, folda tudo e eu no botão coloco todas com Q 10. A SB folda e a BB tem K 8. O flop dá-me 10 7 7. No entanto, uns dolorosos 9 e J dão, outra vez, sequência ao adversário e fico fora no 40º lugar.

Sendo que este torneio teve entre 250 e 26o participantes, não se percebe como apenas os 20 primeiros podem ser premiados. Penso que é algo que deve ser revisto pelos organizadores. De resto, gostei do torneio, embora tenha jogado poucas mãos e dois registos entre os 60 primeiros nos primeiros dois torneios Live dão-me boas perspectivas para o futuro.

2 comentários:

Hooligato disse...

Caro Tacuara,

Disse-te na altura, e repito: fiz a mesma leitura que tu e tinha A9, como tu. Se não dás call, provavelmente ia dar eu. Parabéns pela consistência. No futuro vais chegar certamente ainda mais longe.

Abraço.

Tacuara disse...

Desde já, e mais uma vez, muitos parabéns pelo segundo lugar. A forma como te mantiveste no 2º dia, quase sempre shortstack, e conseguir ir ao HU demonstra a tua qualidade.

No momento da jogada decisiva, ouço 4/5 pessoas dizerem-me que foi um péssimo call, horrivel, até disse um. Já falamos sobre isso e continuo com a minha ideia. Eu sabia que dominado não estava, quanto muito iria para uma corrida, e o meu raciocinio confirmou-se. Mesmo que fosse uma corrida, naquela altura e com aquela stack, tem que se arriscar. Mas pronto, parece que nem toda a gente pensa assim. Levar 1 pissada daquelas e depois ainda ouvir aqueles gajos...custou um bocado, mas pronto.

Vemo-nos no próximo torneio!