terça-feira, 14 de outubro de 2008

Mistério?

Acabo neste momento de ler o livro " A Verdade da Mentira " de Gonçalo Amaral, sobre o desaparecimento de Madeleine McCan. Não sei se vocês leram este livro mas com certeza que durante meses e meses foram bombardeados com as mais diversas informações sobre este caso.

Este é um livro parcial, que defende a teoria desenvolvida pelo investigador, entretanto afastado. No entanto, há que fazer distinção entre suposições e factos. Uma coisa fique já assente: muita informação difundida foi distorcida.

Passemos então aos factos: as 1001 versões dadas pela família McCan e seus amigos são falsas, pois entre elas são contraditórias e relatam acontecimentos comprovadamente falsos e com uma única intenção, desviar atenções. Aliás, o testemunho fundamental de Jane, amiga da familia e a pessoa que afirma ter visto o suposto raptor, é pura ficção com a finalidade de levar os investigadores para o lado errado. A direcção levada pelo suposto raptor é a precisamente contrária à que deveria ser investigada e, surpresa das surpresas, pelo próprio pai de Madeleine (se quiserem saber os factos relativos a este "pormenor" é mesmo melhor lerem o livro).

Mais: é um facto que Madeleine morreu naquela noite e que os pais, directamente ou indirectamente, tiveram responsabilidades no acidente. Ao contrário do que foi difundido, os resultados de laboratório apontam neste sentido.

Quanto ao afastamento de Gonçalo Amaral da investigação, não há muito a dizer. Pressões existem em todo o lado e, infelizmente, neste caso tocou numa investigação policial com tanto mediatismo.

Sem comentários: