segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Apontamentos De Uma Jornada Estranha

Tratou-se de uma jornada muito estranha. Ir à Luz e ver o Benfica ser beneficiado foi algo que me fez muita confusão e por momentos percebi o sentimento dos portistas: sair do estádio com a sensação de que as coisas estavam absolutamente controladas, que acontecesse o que acontecesse iamos ganhar, é algo muito agradável (pelo menos para mim foi, que não tou habituado). Assistir a um jogo de futebol assim é como ir ver um filme que já nos contaram a história.

Foi, sem dúvida, uma jornada atípica...mas não exageremos. Analisemos, então, os dois jogos da polémica. Na Luz, temos 3 erros graves de arbitragem. Em primeiro lugar, fica um penalty por assinalar sobre Suazo. Ainda na primeira parte, o golo de David Luiz é claramente em fora de jogo. Já na segunda parte, fica um penalty por assinalar de Luisão sobre um jogador bracarense que já não me recordo quem é. Quanto aos outros lances polémicos (?), para mim não há qualquer dúvidas. Di Maria é claramente derrubado e reparem num pormenor: se virem bem o lance, vão reparar que o Mossoró não tem qualquer preocupação com a bola, apenas e só dirige-se ao jogador. Penalty sem discussão. Quanto ao lance de Katsouranis e Alan, penso que também foi decidido correctamente. Falta por trás não existe porque toca na bola e o agarrão é mútuo, algo que acontece dezenas de vezes em todos os jogos da Liga Sagres.

Já no jogo do Porto, vejo dois erros de arbitragem (sendo que um deles curiosamente não é falado) e um que é falado sem razão para tal. Comparar o suposto penalty de Fucile com o de Di Maria é uma brincadeira de mau gosto. Não me vou pôr a dissecar o lance, vejam as imagens e tentem perceber o quão ridicula é a comparação. Obviamente que não há razão para penalty. Já no lance do Lisandro parece-me haver razões para penalty. Curiosamente, ninguém fala em mais uma agressão verdadeira bárbara de Bruno Alves, que seria razão para duplo vermelho, triplo vermelho o que fosse. Para variar, passou mais uma vez incólume.

P.S. - Aproxima-se o fim do mundo? Todos os meios de comunicação social estão a dar uma relevância absolutamente fabulosa ao Benfica x Braga, até o Presidente da Câmara Municipal de Braga já veio revelar a sua revolta. Se houvesse igualdade de tratamentos, teriamos muita vez o António Costa a falar...

2 comentários:

gr alt disse...

eu n vi imagens nenhumas de nenhum dos jogos. Mas bastoume ler as capas dos jornais e pensei em varias coisas. No jogo com o nacional na luz, o tal golo invalidado de cardozo e isso bastoume e pensei também numa série de lances em que outras equipas (fcp) sao benefeciadas e não dão direito a primeiras páginas de nenhum jornal. Palavras para quê? a marca benfica vende e BEM.

Anonymous disse...

Aprendi muito