domingo, 22 de março de 2009

Título Justo?


Ontem decorreu no Estádio do Algarve a 2ª final da Taça Carlsberg e mais uma vez o Sporting mostrou toda a sua inaptidão para os penalties. No entanto, resumir o jogo isto seria injusto.

Um jogo muito quezilento, imensas faltas, agressividade fora dos limites do razoável e, pelo meio, algum futebol. Um Sporting com mais posse de bola mas completamente inconsequente, um Benfica a apostar nas transições rápidas, a criar diversas ocasiões de golo. Ainda assim, foi um jogo claramente dos duelos individuais, seja em termos técnicos, como em termos de guerrinhas de miúdos de 13 anos.

Em futebol jogado, que foi pouco, penso que o Benfica foi melhor. Mais uma vez mostrou que é uma equipa talhada para jogar em espaços e, por isso, tantas dificuldades sente em jogos contra equipas que se fecham lá atrás. Com marcações cerradas e com as equipas enfiadas na sua grande área, o jogo ofensivo do Benfica sofre enormes problemas. No jogo de ontem, por isso, viu-se mais qualidade ofensiva. Já o Sporting mostra ainda estar muito abalado com o desastre europeu, mostra uma enorme falta de confiança, apenas compensada pela enorme garra e entrega dada ao jogo.

Agora vamos à polémica. Na minha visão de benfiquista mas tentando ser imparcial, como já esperava, Lucilio Baptista fez uma péssima arbitragem. Como já é costume. Aliás, não me lembro de um jogo grande arbitrado por Lucilio em que não tenham havido erros grosseiros. Ontem foram muitos. Desde já, Derlei...é inacreditável como é que este jogador, que passou o jogo todo a protestar, a fingir lesões, a criar conflitos por todo o lado, a varrer jogadores sem olhar para a bola (aquele lance com o David Luiz foi genial nesse aspecto, a câmara capta claramente que Derlei já so olha para o brasileiro, nem vê a bola)..e nem um amarelo vê. É consensual, ainda, que Polga devia ter visto o segundo amarelo. Quanto a possível discussão, temos lances com Moutinho e Rochemback, punidos com amarelo, que podiam ser de outra cor. Do lado do Benfica, Reyes devia ter sido expulso directamente por entrada ao joelho do badocha do Sportém. Quanto ao penalty, nem é preciso dizer nada. É óbvio que não é penalty.

Ainda assim, atrevo-me a dizer o Benfica é um justo vencedor. Mas um aviso: que não se utilize esta conquista para desculpa tudo o que correu mal nesta temporada...e foi muita coisa!

1 comentário:

HORUSPLAYER disse...

Só mesmo um lampião para pensar assim! Sem dúvida que injusto... pois mesmo com os amarelos/vermelho(correctamente ao Derley, etc, etc) não darias a volta ao jogo e acabavas a época mais uma vez sem um unico titulo.
Gosto da forma como escreves e por vezes, repito por vezes até és sincero nas tuas leituras e resumos, no entanto este texto é um puro benfiquismo.
SLB S.ENHOR L.UCILIO B.ATISTA que em tempos de reforma (no Banco e na Arbitragem) necessita de mais um imóvel para os lados da Aroeira onde até teu presidente tem uns negocios porreiros. Claro que apenas uma atitude promocional destas lhe pode dar estabilidade no futuro. Guarda este post e verás que daqui a uns 2/3 anos (não é preciso mais) o LBatista como comentador desportivo no Canal do Benfica... isto promete... Bye e boas maõs para o torneio da Unibet.

Bruno/Horus