sábado, 25 de abril de 2009

A Cair No Esquecimento


Hoje é dia 25 de Abril, dia da Liberdade. Para uns, um dia de grande alegria e entusiasmo. Para outros, é mais um feriado. Para uma minoria, um dia negro na história de Portugal. Não venho aqui discutir isso.
Venho aqui falar, essencialmente do presente e futuro. Em pequeno, o meu concelho era um bastião comunista e, por isso, o 25 de Abril era festejado de forma entusiástica, uma festa esperada todo o ano. Toda a população saia à rua e só voltava para casa lá para as 3h da manhã, quando a bebedeira já estivesse numa 2ª fase, a exigir descanso. Era a geração de pessoas que viveu intensamente o 25 de Abril porque foram eles que, em adultos ou como jovens perto da maioridade, sofreram e perceberam o que era o regime ditatorial . A geração seguinte habituou-se a também festejar de forma intensa esta data, nem que fosse por ver os seus pais tão alegres neste dia. No entanto, estamos a chegar ao estado seguinte.
Como todos os feriados históricos, à medida que o acontecimento em causa se vai afastando, começa a desaparecer o seu efeito nas pessoas. Hoje, o 25 de Abril continua a ser festejado mas já não em todo o lado. E nos sitios que continuam a festejar, já não é, de forma nenhuma, com a mesma intensidade. Tal como o dia da instauração da República ou da restauração da Independência, as gerações vão passando e o significado das datas também. Por isso, não se admirem se dentro de 20 anos, o 25 de Abril for apenas e só uma festa dos comunistas...porque todos os outros já não sabem nem querem saber do significado. E isto é algo preocupante...

2 comentários:

RICMP disse...

Boas. Li num post anterior um torneio se realizou por aí. Queria convidar para um MTT 80€ freezeout, stack inicial de 10k, niveis de 30min a realizar no dia 1 de Maio pela 14h em Santarém, com lanche e jantar incluídos. Gostava d saber do teu interesse em participar e no de conhecidos q possas saber q estejam interessados. A previsão aponta para entre 50 a 80 jogadores c limite nos 100.

Deram-me o teu contacto de messenger mas parece q o convite ainda n foi aceite ou então fui eu q me enganei a pôr o mail...

Cumpz,

RICMP

Tacuara disse...

Boas RICMP

De facto não recebi nenhum convite de msn, deves ter-te enganado. De qualquer forma, fica aqui o meu mail, se por acaso vires: brancoslb@hotmail.com. Tentei aceder ao teu blog e não consegui, por estar só acessivel a convidados. E sim, estou interessado.

Fica bem