segunda-feira, 8 de junho de 2009

Noite de Europeias

A noite de ontem ficou marcada pelas eleições europeias mas que, como todos sabemos, de europeias quase só têm o nome. É escusado negar o que é inegável: o povo português passou um cartão alaranjado ao governo de José Sócrates.

Ainda assim, há um aspecto importante a realçar. A abstenção voltou a assumir valores bastante altos, o que só reflecte a falta de responsabilidade dos portugueses e demite estes de qualquer possibilidade de virem criticar o que quer que seja. E só por isto, os resultados das eleições não ganham outras proporções porque a verdade é esta: apenas 1 em cada 3 portugueses foi ontem votar.

No entanto, há que pegar nos resultamos que temos e há que ter imparcialidade. Sem dúvida, que o grande, o enorme derrotado da noite foi, sem dúvida, o PS, na pessoa de José Sócrates. As pessoas não sabem diferenciar o alcance das eleições e é inequivoco que o governo perdeu o 1º round e, muito provavelmente, prepara-se para também perder as legislativas. Sócrates não é burro e sabe isso. E também sabe que terá que tirar um coelho da cartola para inverter esse rumo. 26% é um resultado historicamente fraquissimo, representa quase metade dos votos desde as últimas eleições. A escolha de Vital Moreira também deixou muito a desejar e foi um erro tremendo. Exigia-se, para este momento tão importante, um nome de maior peso, com maior carisma e maior capacidade de arrastar multidões, melhor capacidade de comunicação. Vital Moreira falhou em todos estes aspectos e essa é mais uma derrota tremenda para José Sócrates.

A "vitória" do PSD está a ser claramente empolada. Ok, foi o partido mais votado, o que elegeu mais eurodeputados, viu o principal rival ter um resultado muito fraco...mas a verdade é que o seu resultado também está longe de ser famoso e não justifica grandes euforias. 31,5% está ao nível de várias derrotas históricas dos laranjas, como foi realçado por Francisco Louçã.

Por falar em Louçã, é, de facto, o único que teve razões para sorrir e muito. Os resultados foram fantásticos para o Bloco de Esquerda e cada vez mais afirma-se como força emergente no panorama politico português. Aliás, a familia Portas esteve em festa, também pelo resultado do PP que, contrariando todas as sondagens, conseguiu manter os 2 deputados e um resultado na ordem dos 8%.

Já o PCP pode estar muito contente pela derrota do PS mas apenas e só por isso. Percebeu que toda a onda de contestação por si organizada está apenas a ter resultados práticos a favor do BE e vê o seu eleitorado virar-se para um partido mais moderno, menos enferrujado, mais virado à mudança.

2 comentários:

Anonymous disse...

o PSD também tem pouco para se andar aí a vangloriar, foi mais demérito do PS do que qualquer outra coisa...

quanto à irresponsabilidade dos portugueses, pá é o que eles querem, marcam as eleições para um domingo e enterram o verdadeiro propósito das eleições e do parlamento europei debaixo de camadas e camadas e camadas de demagogia, escândalos, politiquês/advogadês e afins e é claro que o povo de desinteressa por política. é o que eles querem.

Anonymous disse...

BE? mudança? OI? Novos comunas, queres tu dizer. Só pode.

(eu ia era as ....)