sexta-feira, 31 de julho de 2009

Primeiro Olhar Sobre o Benfica 09/10

Ainda nada tinha escrito sobre a nova época na Luz mas agora que as coisas parecem finalmente estar quase compostas, vamos às primeiras impressões.
Em primeiro lugar, gosto de Jorge Jesus. Dizer que ele é um grande treinador e com resultados à vista é um profundo exagero. Fez um bom trabalho no Belenenses, colocando a equipa a jogar bom futebol, é um facto. No entanto, pelos vistos, destacou-se mais no Braga, onde o seu trabalho, na minha opinião, não teve uma nota propriamente positiva. Não conseguiu atingir o quarto lugar, com um plantel bastante forte (muito mais do que o Nacional, que acabou por ficar em 4º, e com um orçamento muito muito superior), na Taça UEFA foi eliminado por um acessível PSG. Ou seja, com Jorge Jesus, penso que teremos no Benfica, uma equipa a jogar melhor futebol, como equipa mas sem garantia de resultados. Jorge Jesus ainda não ganhou nada, apenas é conhecido por colocar as equipas a jogar bom futebol. E ao contrário do que se diz, muitas vezes isso não é sinónimo de títulos. De qualquer forma, eu confio no seu trabalho e estou satisfeito por lhe ter sido dada a oportunidade.
Passemos ao plantel. Começando pelos guarda-redes: neste momento temos 4 no plantel. 2 estão garantidos no plantel, Júlio César e Moreira. Sendo que não conheço bem o primeiro, tenho a ideia de que não será nenhum fora-de-série. Moreira é um bom guarda-redes mas não passa muito daí, por isso será uma luta interessante e pode ser que contribua para a evolução dos 2. Quanto a Quim e Moretto, penso que são dois que estão riscados da luta pela titularidade e sendo jogadores já com alguma idade, na minha opinião não se justifica a sua permanência no Benfica. Acho que um deles acabará por se manter mas penso que seria melhor ser um jovem a ocupar o lugar de 3º GR.
Na defesa, começando pelos centrais: Luisão, muito se falou da sua saída mas ninguém ousa chegar aos valores que o Benfica pretende. Acho bem, sou a favor da saída de Luisão mas por valores que valham a pena. Penso que tudo o que seja abaixo de 12M não justifica a saída do esteio da defesa e da voz mais respeitada entre os colegas. Por outro lado, acho que estamos bem servidos neste campo, até para o futuro, com 3 centrais muito promissores, como são D. Luiz, Sidnei e M. Vitor. Adivinha-se uma luta feroz pelo lugar vago no eixo da defesa encarnada. Quanto às laterais, cenários opostos. Se na direita, Maxi Pereira é dono e senhor do lugar (Patric não mostrou nada de especial), na esquerda o problema mantem-se. Ao que consta, Jesus não ficou muito agradado com o desempenho de Shaffer, que parece ser demasiado ofensivo e sem grande preocupações defensivas; Jorge Ribeiro e Sepsi foram dispensados; a confirmar-se a sua vinda, César Peixoto pode assumir a titularidade neste lugar, embora as referências que tenho dele, principalmente nesta posição, estão longe de ser as melhores: lento, pouco conhecimento táctico, pouca vontade de defender...pode estar ali, mais uma vez, o problema defensivo do Benfica. Que saudades do Léo!
O meio-campo parece ser a zona mais definida do campo. O lugar de trinco parece ter sido conquistado facilmente por Javi Garcia, a quem Yebda também não tem dado grande luta e prepara-se para ser um suplente resignado. No lugar de interior direito, perspectiva-se uma boa luta entre Ramires e Rúben Amorim. O internacional brasileiro tem o peso de provar que o dinheiro que foi gasto na sua contratação foi bem empregue e, por isso, deverá começar a época como titular e dele se espera muito. Na esquerda, Di Maria parece renascido e apostado em calar os críticos (e eu sou um dos principais). Na mesma onda, surge a sua sombra, Fábio Coentrão, que parece que finalmente percebeu que está a ter a sua derradeira oportunidade no Benfica, antes de ver a sua carreira entrar numa curva descendente, aos 22 anos. Como número 10, Pablo Aimar tem lugar cativo e pode ser que a jogar na sua posição mostre muito mais do que no ano passado. Este ano será realmente fundamental que Aimar esteja em bom nível, pois neste esquema, o papel do 10 ganha especial preponderância. O seu substituto, Carlos Martins, continuará apostado em manter a sua ronda habitual pela noite de Lisboa.
No ataque, de um momento para o outro, ficamos com um excesso de opções. Quando se perspectivava que a dupla Cardozo-Saviola fosse intocável (e têm-se entendido muito bem), chegaram Weldon e Keirrison. Weldon é um jogador do agrado do treinador e Keirrison o melhor marcador dos últimos anos no Brasil, uma pérola com 20 anos. Saúda-se a multiplicidade de opções mas espero que não se caia no erro, de novo, de marginalizar Cardozo. Há que saber jogar para ele e ele já provou que se assim acontecer, pode ser decisivo. A Nuno Gomes parece reservado um papel já mais direccionado para o balneário, pois calculo que este ano as suas oportunidades vão escassear. Mantorras será a incógnita, se manterá o papel de mascote ou se, por fim, será emprestado a outro clube, já que ele parece ficar eternamente no Benfica.
Com o fim da pré-época e o ínico dos jogos da sério, algumas das dúvidas estarão já esclarecidas e aí se poderá fazer uma nova análise.

Sem comentários: