terça-feira, 25 de agosto de 2009

BPPT Espinho 2009

Já há algum tempo que não escrevia no blog, simplesmente porque não tem havido grande coisa para contar. Tenho alternado entre os sits e algumas aparições na máquina do 1/2 do Estoril. O mês está a correr mais ou menos, sem grandes resultados, até porque depois duma queda abrupta da minha banca, tornou-se necessário voltar a niveis mais baixos, para recuperar a banca perdida e, acima de tudo, a confiança.

Era com enorme expectativa que esperava o BPPT Espinho, de belas memórias para mim. Nos últimos tempos decidi começar a jogar apenas torneios de melhor estrutura, sendo que as minhas aparições em torneios como a Solverde Season passarão a ser mais esporádicas. Gosto muito do ambiente, do convívio, mas a verdade é que jogar 2 Solverdes, com as despesas todas incluídas, corresponde praticamente a 1 Betfair.

Mas passemos ao que interessa.

5ª Feira - Super Satélite

Fácil de resumir, gamblei um bocado no período de rebuys, em que fui relativamente bem sucedido mas nada de especial. Ganhei 2/3 pots que me permitiram uma subida até às 6k, com o add-on fico com 8,5k.

Pouco depois do intervalo vou para outra mesa, envolvo-me num pot com 66 no button, com raise MP e call da BB. Flop vem Q44 e fazem os 2 check, eu tento ganhar o pot no flop, faço uma bet de 1/2 pot, levo com shove da BB e instant call do MP com KQ e KK, respectivamente.

Vou roubando algumas blinds mas sempre sem conseguir envolver-me em bons pots, até porque estou um pouco card dead e com as blinds a subirem em 20min, vejo-me rapidamente short. Com um shove no Hijack de um jogador também short (cerca de 3,5k, eu tenho 4,5k, com a blind 800) decido fazer call na BB de 33, disposto a correr para voltar ao jogo. Ele tem KQ, flop vem Qxx (3 copas e eu com o 3 de copas) mas não bateu nenhum dos outs. Logo a seguir, com pouco mais de 1 BB sou eliminado.

6ª Feira - Dia 1 Main Event

Chego ligeiramente atrasado e logo que vejo a mesa fico impressionado. Tenho posição sobre o TC Moreira, tenho Hernâni Ribeiro, Luis Vale e Kinas à minha esquerda, numa mesa que ainda contava com o Guto e Anibal Figueiredo. Olho para os números do torneio e percebo as circunstâncias. Será um torneio de field reduzido, 148 jogadores, e por isso será um field extremamente complicado e com praticamente todas as mesas repletas de bons jogadores.

O 1º nível foi muito complicado e as coisas podiam ter terminado logo aí mas vamos por partes. Não tendo, desta vez, apontado as jogadas que fiz, os valores poderão não ser totalmente precisos.

UTG+1 raise 150 com 99

Levo call de 3 jogadores. Flop 873 faço cbet, levo call do Hernâni e raise do Guto. Esta seria a primeira de muitas disputas com este jogador. Ele já me conhece minimamente e sabe que eu tenho pocket pair, ao cbetar um pot 4-way sem posição. Estou convencido que o fold é a melhor opção para este jogador, embora pudesse dar call e reavaliar o turn. No entanto, iria estar a entrar num pot grande sem minimas certezas de sucesso. Faço fold.

Em seguida faço raise KsJs em MP, levando call de 2 jogadores. No flop vem KQ9 tudo ouros, faço cbet de 1/2 pot, levo raise e faço fold.

Button TT

Guto faz raise 150 MP, dou apenas call (erro com consequências pós-flop) e o Hernâni call na SB. Flop 973, Hernâni check, Guto cbet, eu call e Hernâni faz um raise considerável. Fazemos os 2 fold e no meio da conversa lá consigo arrancar a mão que mais me parecia provável, 77.

Ok isto não está a começar bem, perco mais um ou outro pote e vejo-me ao fim de 45min com 12k. Até que...resolvo donkar!

Button QQ

3 limps, Anibal no CO raise 350 e eu dou 3bet 1100, apenas Anibal dá call. Flop 8h 5d 2h Anibal check, eu bet 1,8k e Anibal call. Turn 5h e Anibal sai a disparar logo 5k. Faço contas à minha stack, tenho cerca de 9,5k para trás e acabo por fazer uma verdadeira parvoíce, como se a idiotice comandasse naquele momento os meus movimentos, shove. Ok, ele respeita-me bastante, tenho Qh para possível out de flush maior (embora isso seja extraordinariamente improvável), tenho outs para full house, mas nada justifica o meu movimento. O meu torneio poderia e deveria ter acabado aqui. Aníbal Figueiredo pensa imenso e acaba por foldar aquilo que, nas suas palavras, era um "flush pequeno", o que só será justificável se ele achar que tenho AhKh e que, de facto, entra no meu range. No entanto, é a única mão que pode justificar o fold dele. Com esta donkada, subo para cerca de 21k.

A acção acalma um pouco, os jogadores estão a respeitar-se mutuamente e o número de mãos significativas decresce, sendo que neste momento apenas me lembro bem destas:

Hijack As8s

Blind 200, faço raise para 525, levo call do Hernâni no CO e senão me engano da BB. Flop AKx, BB check, eu faço cbet 875 e levo call apenas do Hernâni. Turn 8 e resolvo dar check em trap, Hernâni check behind. River 8 e acho que a melhor opção neste momento passa pela bet pot, a induzir call muitas vezes para split. Hernâni dá call e faz muck.

SB 9s8s

Blind 200, TCMoreira raise CO para 525, eu dou call. Flop Ks7c6c dou check raise à bet do Tomé de 650 para 1,7k e ele faz instant re-raise para 3,6k. Resolvo dar call por várias razões. Por várias vezes, nomeadamente contra o Guto, eu estava a jogar algo weak nos flops, foldando para raises top pairs e overpairs, embora quase sempre de forma correcta, penso eu. O tão pouco tempo que levou a dar re-raise também me fez não lhe dar grande credibilidade e acho que ele vai checkar praticamente todos os turns, pois estou a mostrar bastante força.

Turn Qs e como esperava é check check. River Ah penso que não é uma má carta para mim e que o posso fazer foldar muita coisa. Neste momento acredito que ele tenha o K, acho que o A não o vai ajudar grande parte das vezes e acho que com uma bet correcta posso-o fazer foldar. Assim para um pot de quase 8k, faço uma bet de 3,8k e após tentar retirar informação e muito pensar, ele acaba por foldar, embora sem certeza de que seria um fold correcto, com KcJc.

SB AKo

Tudo fold, eu faço raise para 825 (blind 300) e Hernâni call na BB. Flop AQQ eu bet 1100 e ele call. Turn J e penso que aqui o check é uma boa solução, para recolher barris. Ele faz bet 1,8k e eu call. River 4, check, ele atira 2,5k e eu call para ver o J8 dele.

Pote ganho aqui, pote ganho ali, um bluff vs bluff que acaba por correr mal no river faz-me perder algumas fichas e chego ao fim do dia com 22,5k. Estou satisfeito com o meu jogo pós 1º nível e extremamente desagradado com o que fiz na jogada com o Aníbal. No entanto, siga!

Sábado - Dia 2 Main Event

Mesa 5:

1 André Andrade Mr.Zeba 9000
2 Miguel Diniz Dinizz84 10600
3 Vitor Moreira Victão 12550
4 Acácio Rocha 666DAA 15750
5 Carlos Branco Tacuara 22650
6 José Covêlo AndaAoPapa 25150
7 João Monteiro Jotapega 12400
8 Luis Cardoso Cardoso 25075

Pareceu-me ser uma mesa interessante, desde o início. O melhor jogador e que poderia imprimir um maior domínio, o André Andrade, está short e, por isso, vou poder jogar um range maior, pois o que não falta nesta mesa são jogadores tights. Mais tarde, perceberia que o José Covêlo tinha a mesma intenção e, acima de tudo, efectuar bastantes movimentos, o que me permitiu realizar alguns movimentos contra ele.

O dia começa sem grande história, tento jogar algumas mãos mas falho constantemente o flop, os meus pocket pairs médios vêm flops AKJ ou algo do género. Com uma 3bet ou outra lá consigo andar por volta das 22/25k, sem conseguir passar disto, a média vai subindo, até que tenho a jogada que se poderá considerar decisiva no meu torneio. Acácio Rocha raise 1,1k na SB, eu dou 3bet com 88 para 3,3k. Neste momento já sei que a stack dele é aproximadamente de 15k e que não vou foldar a 4bet shove. Se perder fico com 9k atrás, ainda com alguma margem de manobra (mas short, é um facto), se ganhar estou nas 40k. com uma mesa tão boa para controlar. Praticamente sempre vou estar numa coin flip e em guerra de blinds já não estou disposto a foldar. Ele faz shove de AK e eu pago, para ver logo um 8 no flop.

A partir daqui foi apenas disfrutar da mesa, ganhar pots pequenos/médios. Entretanto veio para a minha direita o Speedas, que não deixa escapar uma hipótese de abrir um pot de Hijack para a frente. Isso também me permitiu fazer 1/2 3bets bem sucedidas contra ele. Contra o AndaAoPapa, o melhor exemplo foi num pot com 2 limps, com a blind a 600, eu faço raise para 1,9k com AsJs no CO e ele dá-me 3bet para 4,2k. 90% das vezes ele estaria aqui em 3bet steal, talvez por também me ver num roubo de limps. Faço 4bet para 10,5k e ele faz quase insta fold.

Passado algum tempo, com a minha stack em cerca de 50/55k, chega o Carlos Oliveira, o Ferreira23 e o ProfPanik à minha mesa. O primeiro viria a conseguir o domínio da mesa, ao ganhar um pot monstruoso contra o ProfPanik e eu resolvo não me envolver muito com ele, pois devo evitar jogadores sobre os quais sei que não tenho edge. Até ao jantar apenas destaque para a eliminação do Panik, em que ele faz raise no CO, eu dou 3bet nas blinds com QQ, ele faz shove de 18k e eu dou call, ele mostra 88, fica OE no turn mas não bate mais nada. Envolvo-me ainda num pote com o jogador mais tight da mesa, em que largo no flop. Mesmo a acabar o nível, a mesa fecha e vou para outra com Hencus, o tight e UnderdGun à minha direita, alguns jogadores desconhecidos à minha esquerda, onde só conheço o Kinas. Nada de relevante até lá e chego ao jantar com 62k.

A seguir, apenas e só o VAZIO! Em 6 niveis jogados até final, o vazio de mãos foi inacreditável e as mãos para contar são quase nulas. Roubo blinds com QQ; largo AsJs num pot que abri com board Q86T, 2 ouros e 2 copas e em que o UnderDGun fez uma lead no turn de 13k num pot de 17k; ganho um pot com T9 ao Hencus numa board QJTQ, em que depois do check check no flop, saio a bettar no turn e ele faz fold; largo TT num flop 8d8h4d em que o Kinas abriu UTG e sai a shovar (+- o pote) no flop e em que o Dattani, entretanto já à minha direita, também faz fold de TT. Na fase em que via a minha stack a decrescer, apenas tive jogável um KQs e um QJs em UTG e UTG+1, respectivamente, mas que acabei por largar pré-flop porque a minha stack já não dava para grandes aventuras. Felizmente este vazio também criou a imagem de que eu praticamente não me mexia (e de facto, não o fazia, até porque o UnderDGun, numa primeira instância e, em seguida, o Phounder, colocado à minha esquerda, dominavam a mesa) permitiu-me fazer praticamente 1 roubo de blinds por órbita, o que fazia com que a minha stack não caisse abruptamente. Até que ficamos em bubble time e aí a pressão do Phounder foi enorme, o que fez com que chegasse a ITM com apenas 35,6k, na 19ª posição entre 20 jogadores.

Domingo - Dia 3 Main Event

Mesa 18:

Bruno Ferreira Ferreira23 40000
Pedro Dias UnderDGun 145700
Carlos Branco Tacuara 35600
Luís Cardoso 139900
Sofia Mendes TrickyWisdom 61400
Paulo Cardona 17900
Renato Almeida Leguito 306800

Metade dos jogadores estavam shorts (com menos de 70k), havia 5/6 na média e 4/5 big stacks. Por isso, o meu papel passava por procurar um double up rápido. Neste aspecto, talvez a minha mesa não fosse a melhor para esta intenção mas estava decidido a arriscar nas primeiras jogadas. Assim foi, comecei UTG, foldei J7s na BB a shove do UnderdGun na SB e, finalmente, na SB, com 30k para trás, shovei any 2, que neste caso era 6d2d. Este foi um movimento mais que discutido entre os meus amigos e não vou entrar em apreciações. O meu shove representa 1/4 da stack da BB e penso que ele não me vai dar call propriamente muito light, Ao foldar, fico com 8 bb's e a pagar antes de 400. O simples roubo da blinds eleva-me para as 40k, o que não deixa de ser um aumento de 25% da minha stack. Em caso de call, raramente estarei dominado e estarei quase sempre em 40-60 ou algo do género. Talvez pudesse foldar e esperar uma melhor ocasião mas ainda não estou totalmente certo de qual será a melhor decisão neste caso.

Ora, deixando de paleio, shovei e levei insta call de 8s7s (olha..afinal levei call muito light!) vem uma board KQ95Q e foi um bocado vazio perder para 8 high. Saldo final: 19º lugar.

Gostei do torneio que realizei. Cometi 1/2 erros menores, cometi 1 erro terrível e imperdoável mas tirando isto penso que joguei um poker relativamente solto, bastante confiante, principalmente na tarde do dia 2. A qualidade do field também ajudou a que pudesse jogar perto do meu melhor quase sempre e apenas fiquei frustrado com a fase pós-jantar em que caí do top10 para o aparente cananço para ITM. A verdade é que nesses 6 níveis, como já exemplifiquei estive totalmente card dead e foi, de facto, uma pena chegar a ITM quase sem margem de manobra.

Domingo - Torneio de Encerramento

Terminada a participação no Main Event, siga para bingo no Torneio de Encerramento. Mesa com Kinas, Toni Lemos, Oversleep, Carluccy e os meus amigos João Martins e Zeca Diabo. O meu torneio resume-se em poucas mãos e foi o vazio total. Joguei mal uma street da 1ª mão e fui punido para o resto do torneio

MP QQ

Raise UTG do Zeca para 125, dou 3bet para 450, levo insta call do Toni Lemos (colocando-o logo em algo como TT-JJ) e call do Zeca. Flop J97 tudo paus, tenho Qc. Zeca check, eu faço bet de 850, de novo insta call do Toni e a atitude do Zeca deixa-me bastante apreensivo. Ele parece-me ali muito indeciso entre o call e o raise e após bastante pensar dá apenas call. Turn Qs, Zeca volta a checkar e pronto, eu jogo mal ao não bettar aqui, como é óbvio. Toni também check e no river 8s. Zeca faz praticamente bet pot e eu aqui tou praticamente convencido que ele pode estar muitas vezes com AcKc. Acabo por fazer fold e o Toni dá call de TT, o Zeca mostra missed flush draw com AK.

Ganho um pot médio em que flopo flush, perco um all in pré-flop contra o Carluccy que está bastante short AQ vs AT em que batem dois T; shovo JTo na SB, a um raise no CO, em que o pot já é interessante para mim e o meu shove representa algo mais que 1/2 stack dele.

Já com a blind a 400, o João faz shove em UTG de 3,8k, eu tenho 88 em MP com 4,8k de stack e resolvo shovar também. Conheço bem o João e o movimento dele tem um range algo alargado, tendo em conta a sua stack. Ninguém cola, ele tem 77, um jogador diz que foldou um 7 mas no turn lá vem o outro e puff, tenho 2,5bb's.

AK logo a seguir? Agora é que apareces? Shove das minhas fantásticas 1k, levo call do Toni de A4 e lá aparece o 4 no flop a mandar-me para o rail e caminhos menos turtuosos ahahah :D

5 comentários:

alvimslb disse...

parabens tacuara.

só mais uma coisa se voltas a falhar um penalty ai ai nem sei....

abraço

Veiga disse...

grande torneio amigo..parabens

Anonymous disse...

boas
parabens pelo itm!!!recupera la essa confiança!!!
nezzi77

Anonymous disse...

Parabens mais uma vez!

Limels

Neon disse...

GG!