domingo, 30 de agosto de 2009

Torneio Cartão Clube In Estoril

Torneio 330€ de buy in, 10k iniciais, niveis de 1 hora, 163 jogadores, 30 lugares premiados. Não vale a pena falar desta estrutura de pagamentos, foi altamente discutida com os responsáveis e as regras estavam definidas há muito tempo, pelos vistos não pode ser alterado à ultima hora.

Com as condicionantes inerentes ao field do Estoril (como diria o Major...vocês sabem do que eu estou a falar!), achei fundamental, por um lado, estar atento às conversas da mesa, pois vai ser possível retirar imensa informação, mas por outro lado, combater a monotonia dum torneio que, pelo menos no inicio, vai ser bastante monótono e em que vai ter que se jogar muito à base de ABC poker. Para isso, resolvi seguir o bom exemplo de alguns jogadores e anotar todas as mãos em que participo, para me manter concentrado e fazer uma posterior análise. Ora vamos lá!

Dia 1

Blind 25/50

Sou colocado na mesa 1 e praticamente só vejo unknowns, o que reforça a minha ideia de ter que praticar muito ABC poker. Estou na posição 8 e apenas conheço o Pedro Zagalo à minha direita e a Isabel Carvalho na posição 5. Rapidamente pude concluir que a posição 1 e 10 seriam jogadores razoáveis e que sabem o que estão a fazer, que a posição 3 e 9 são mega donks e a posição é mega tight.

1# As9d BB (10k)

Tudo fold até à SB do Zagalo, que faz raise 150, eu dou call

Flop 5d 4d 2h Ele bet 200, eu call

Turn 10s Ele bet 425. Aqui está na hora de largar isto mas o range dele de 2 barris contra mim vai ser grande. Pode muito bem estar a bettar em flush draw. Dou um call muito marginal.

River 9c Check, check e ele vira Qd10d

2# 10h 4h SB (9,175k)

Há 3 limps, eu faço complete, BB check

Flop 6c 2d 2c Check around

Turn 9d Tudo check até ao BT que faz bet e todos fazem fold

3# Jd Jh UTG+2 (9,125k)

Abro com raise 150, levo com reraise de MP 500, outro MP 4bet 1k, eu fold, 1º MP shove, 2º MP fold face up QQ, o outro mostra AA

4# Th 7h CO (8,95k)

4 limps, eu limp, SB complete, BB check

Flop Qs 2d 2h, BB bet 200, 1 call, o resto fold

5# As Kc UTG+2 (8,9k)

Abro com raise 150, dois jogadores em MP call, CO raise 450, eu call e um dos MP call

Flop 9c 4c 2c Faço check, MP check, CO bet 1k. Faço fold.

6# Kd Jd UTG+1 (8,4k)

Faço open limp (a mesa está a permitir muito estas coisas), MP raise 250 (e tar calado hein??), 2 calls e eu call

Flop Qd 10d 3c Check de todos até ao CO, donk, que faz bet de 700. Ok, esta é a parte em que não me lembro que ele é donk e decido não jogar ABC. Faço raise para 2,1k, fold até ele que dá call

Turn 3s O meu shove é já praticamente o pot, a borrada já está feita (contra este jogador em especifico, senão é normal) e faço o shove. Ele faz fold de AQ. É o típico jogador que larga aqui esta mão porque está ali para se divertir umas horitas e não quer ir já embora. 2/3 niveis acima e faria-me instant call. Mais uma vez fico insatisfeito com a minha jogada.

7# As 7d BT (11,25k)

4 limps, eu limp, SB complete, BB check

Qs 8d Js SB bet 300, 4 calls, eu fold

Blind 50/100

8# 9c 7c HJ (11,2k)

Faço open raise 275, call BT

Ks 5c 3h Faço cbet 400, ele fold

9# Kd 10c BB (11,625k)

Limp UTG, mais 3 limps, SB complete, eu check

Flop 10d 6s 4h SB check, faço check, UTG bet 300, há mais 3 calls e eu dou call

Turn Ad SB check. eu check, UTG bet 1k, tudo faz fold, inclusive eu. UTG mostra AJ...hum, interessante...

10# Kc Qd HJ (11,175k)

Faço open raise 275, call CO e BB

Flop Jh 9s 5d Bah que nojo contra estes 2 jogadores, não posso cbettar aqui. Check around

Turn 6h Mais um check around

River 3s Não vale a pena, venha outra...eles mostram A4 e AQ

11# Qs Qc UTG+1 (10,9k)

Faço raise 300, tudo fold

12# 10s 2d BB (11,05k)

7 limps !!!, SB complete, eu check

Flop 5h 5s 3h Check, eu check, UTG bet 800, UTG+2 call, o resto fold, inclusive eu

13# Ad Qd CO (10,9k)

Limp UTG no escuro (LOL!), limp MP, eu raise 525, UTG call, MP fold

Flop Jd 9d 6d WOW!!! Ele dá check no escuro e eu começo com uma enorme trash talk, tentando induzi-lo a meter-se numa palhaçada. Como é que eu tiro value daqui?? Bah...faço bet 800, ele fold :(

14# Ah Kh UTG+2 (11,675k)

Eu raise 300, tudo fold

Neste momento vamos para o 1º intervalo. Se por um lado, já tenho mãos extremamente discutiveis, por outro lado estou contente pois já tenho reads muito interessantes sobre praticamente todos os jogadores.

Blind 75/150
15# 7h 6h HJ (11,65k)
Abro com raise 400, SB reraise 800, eu dou call. Neste momento sei que ele tem JJ+/AKs e ele dá-me mega odds para ir cracká-lo.
Flop 8c 5h 3s Ele faz bet 1k e eu dou call. Ok neste momento AK já não está no range, a partir de agora é JJ+ apenas. O call aqui é a única opção, ele não vai saber largar o seu overpair e se bater para mim, é bem possível que o consiga stackar.
Turn Jc Ele faz bet de 3k e eu após bastante pensar faço fold. A bet dele é bastante boa para não me deixar odds para o call, até porque se o faço fico com +- 6,5k atrás. É uma diferença substancial e aqui já não posso dar call. Ele mostra QQ.
16# 4s 4d MP (9,25k)
Lá vou eu aproveitar mais uma onda de limps e ver um flop barato, estamos 6 em jogo.
Flop 6h 5h 3s Check around
Turn 3h Tudo check até mim e resolvo não bettar porque vejo um jogador com a clara intençao de apostar. Ele já checkou flushs, straights e tenta sempre estar "atrás da moita".
River 6d Um jogador faz bet de 500 e tudo faz fold, mostrando um 3. O "slow player" mostra o seu "imenso azar" de 10h 9h...
17# Qh Jh UTG (9,075k)
É uma mão que normalmente iria para muck mas numa mesa tão passiva, não custa ver mais um flop barato. Há mais 4 limps.
Flop 7s 6h 3d Tudo check até ao UTG+2 que faz bet 300, um MP call, os outros todos fold
18# Ah 10c BB (8,925k)
Limp UTG, limp BT, SB complete, eu check
10h 3c 3h Check around
2h Eu bet 375, tudo fold
19# Ad 4c SB (9,5k)
Folded to me, eu raise 400, BB fold
20# 9h 9s UTG (9,65k)
Raise 400, tudo fold
21# 10s 8d BB (9,875k)
4 limps, SB complete, eu check
Ks 7c 3s, Blinds check, UTG bet 1k, tudo fold
22# 9d 6h SB (9,725k)
Limp UTG e BT, eu complete, BB check
Flop 6s 2h 5d Check around
Turn 10h Eu check, BB bet 600, UTG call, BT e eu fold
23# Ah 10c UTG+1 (9,575k)
Mais uma mão que eu só jogo por ser esta mesa. Limp UTG, eu limp, mais 3 limps, Isabel Carvalho no BT raise 2,5k, tudo fold (Pudera! Era o seu primeiro raise!)
24# As Js UTG (9,425k)
Raise 400, tudo fold
Blind 100/200
25# Ks 9h BB (9,65k)
BT limp, SB complete, eu check
Kc Qd 8s Zagalo na SB bet 400, eu call, BT fold
7c Zagalo bet 1,05k e eu dou 1 call 1 bocado marginal mas recordo-me da conversa que tivemos após a nossa primeira jogada e acho que ele pode estar a aproveitar-se disso
6c Check check e ele mostra 10d 6d...hum..."ladrões enormeees!"
26# 5h 4h CO (11,65k)
Raise de MP 400, eu dou call e BB call
9h 9d 6h BB check, MP bet 600. Ele deixa cerca de 3k atrás. Das reads que tenho dele, sei que ele com overpair vai bettar sempre mais neste spot e está provavelmente com AJ+, algo desse género. Se for de copas (o que seria algo doentio) acho que jogaria em check-shove. Faço raise para 1,5k e eles fazem fold.
Entretanto entra um novo jogador na mesa, para o lugar do donk da posição 3 que viria a ser um total livro aberto mas também irritante, pois demorava pelo menos 30/40 segundos, mesmo com o seu fabuloso 94off, depois de raises e reraises. Por outro lado, torna-se engraçado o facto de ele jogar 88-QQ e AJ+ com raises de 6-8x a blind. Mais tarde ouviria-o dizer, após fazer re-raise com AA e o raiser inicial foldar, que era "um alívio não ter que jogar aquela mão". Elucidativo!
27# 5d 5h MP (12,95k)
Abro com raise 525, SB call, BB reraise 3,3k, fazemos os 2 fold
28# 6s 6h BB (12,425k)
Raise UTG+1 600, call C0 MEGA TIGHT (penso que é a 3ª mão que joga), BT call, SB fold, eu call
Kd 10c 5d Será que nunca vou fazer um set?? Dassee...Eu check, UTG+1 bet 1,2k, o CO raise 3k, tudo fold
29# Jd 7h BT (11,725k)
Folded to me, não me importo de jogar com posição com a SB, a BB pouco defende, faço raise 525, eles fold
30# Kh Jd UTG+2 (12,025k)
Limp UTG e UTG+1, eu lá vou cheirar, BT raise 2,1k, tudo fold
31# 8d 6c BB (11,825K)
4 limps, SB complete, eu check
Ks Qc 9c Tudo check até ao HJ que faz bet 1k, tudo fold
Chega um novo jogador para a posição 2 que viria a ser algo interessante. Neste momento dou conta que ele faz raise com Ax UTG e call a 3bet OOP contra jogadores mais sólidos. Mais tarde, a meio do último nível terei mais um aspecto importante a relatar.
Blind 150/300
32# Ah 6h HJ (11,55k)
Faço raise 800, tudo fold
Passo algum tempo sem jogar até que tenho um episódio bastante engraçado. Numa disputa entre o meu amigo Zagalo e o tal jogador da posição 2, o Zagalo acaba por ganhar um grande pot onde, como diria alguém, "jogou que nem um príncipe" e eu congratulo-o por isso. Compreendo que não seja agradável de ver mas a verdade é que o tal jogador fica completamente em tilt connosco, principalmente comigo e até ao fim do dia não tiraria os olhos de mim e não me parece que fosse por me achar bonito. Vou tentar ter spots com ele, pois vai cometer erros grosseiros, claramente! Pouco depois teria uma oportunidade mas...
33# 7c 7s MP (11,55k)
Abro com raise para 800, o tal jogador na posição 2 na SB faz 3bet para 2k e deixa 4,8k atrás. Ora bem, obviamente que ele estava da oportunidade para me fazer isto e ela apareceu. O range dele aqui vai ser muito grande. Vai-me fazer isto com qualquer Ax, K9s+,Q10s+, todos os PP, talvez até alguns SC mais altos. Resolvo fazer fold porque acho mesmo que no estado em que ele está, ele vai fazer call all-in sempre e não me apetece ir já correr para quase 2/3 da stack. No problem, vamos esperar!
34# 3c 3h MP (10,75k)
Open limp e mais 2 limps, blinds em jogo
Ac Kh 8s Check around
Ad check até ao HJ bet 600, fold até ao MP à minha esquerda raise 2,5k, HJ fold. MP mostra QJ.
35# Ah 10d UTG (10,45k)
Bah estou a começar a ficar chateado e preciso de acção e quando dou por mim já estou a fazer raise 800, João Arruda no CO (acabado de chegar) 3bet 2,1k e nisto já estou mentalmente a dizer "És tão iztupido Carlos!!"
36# Ad Kd BB (9,65k)
MP dos raises de 6-8x a blind abre com raise para 2,2k (eu avisei!!), eu shovo e ele faz fold de AQ
37# As 8s SB (12k)
O MP que está picado raise 750, eu quero mesmo jogar com ele, mesmo sem posição, dou call e a BB também
Qc 10d 4d Que raios!! E acertar um flop hein? Dou check, BB sai a bettar 4k!!, fazemos os 2 fold
38# Ah As CO (11,25k)
UTG+1 limp, Zagalo HJ limp, eu raise 1,3k, SB call, BB reraise 3,3k, limpers fold. Aqui não há muito que saber, não posso dar float call por causa da SB e eu sei que o range da BB a fazer isto é AK-QQ+ e vai colar, pois tem quase o dobro de mim. Faço a fitazinha da praxe e shovo, ele cola AK
Board Ac Kh 8c 10d 4d E bora lá! 24,4k!!
39# 10s 10h MP (24,4k)
Limp UTG+1, faço raise 1,150k, SB picado call e UTG+1 call
10c 7d 6h WEEEE! Dois sets seguidos?? O que é que se passa?? Vá lá SB passa a massa!! Check, check, eu bet 2,2k e eles fold
E assim termino o dia com 27k!
Estou razoavelmente satisfeito, mais com o resultado do que com a exibição. Tenho noção que se não fosse o AA vs AK estaria na média, cometi alguns erros, tive que jogar mais em limp do que gostaria mas a mesa quase assim obrigava...enfim, veremos o que dá o dia 2.
Dia 2
A mesa 8 seria a seguinte:
1 - Laurant Duarte 18.800
2 - Gonçalo Cabecinha 3.500
3 - João Cavaco 22.100
4 - Carlos Bispo 12.200
5 - Rosa Gaspar 6.750
6 - Mário jerónimo 19.100
7 - Ana Lopes 10.500
8 - Carlos Branco 27.000
9 - Hugo Mouzinho 29.550
10 - Paulo Nunes 12.650
Mesa quase totalmente desconhecia, apenas conheço a Ana Lopes e o Kinas, com a particularidade do Hugo Mouzinho, chip leader da mesa estar sit out durante horas e horas.
Blind 200/400
40# Qc 7d BB (27k)
Limp BT, SB complete, eu check
9h 6d 8c Check, eu check, BT bet 1,2k, SB fold e eu dou call
7s Aspecto importante: numa das primeiras jogadas do dia, ele checka AK numa board K6532, o que desde logo me deixou a impressão que ele teria receio dos gutshots, por mais improváveis que fossem. Acho que posso levar este pot e pretendo jogar em check-raise ou em caso de ele fazer check behind, fazer bet no river. Ele dá check
2c Faço bet de 2,35k, cerca de 2/3 do pot e ele cola J8...lol que inicio! Que doença...
41# Qs 4d SB (22,45k)
Dois limps em MP, eu complete, BB sit out
Jd 5s 10d Check around
7c Eu check, outro check, o 2º MP bet 650, eu fold
42# Ah Ad BT (22,05k)
UTG+1 limp, eu raise 1,35k, ele call
Qh Qd 2c e ele dá um check muito rápido e parece algo agradado com o flop. Faço bet 2k e ele insta call
5h Ele check e eu opto pelo check, para reavaliar a acção dele no river
5s Ele check e eu "pronto tens medium pair e vais colar uma bet não muito grande". Faço bet 3k e ele cola rapidamente com TT. Hum...podia ter bettado mais :s Em conversa com ele, ainda confessa que teria pago 3 barris...ainda bem que avisas!
43# Jd 9d UTG+1 (29k)
Já me sinto com alguma confiança na mesa, várias ideias sobre quase todos os jogadores e abro com raise 1,05k, tudo fold
44# 10s 8s CO (29k)
Open raise 1,05k, tudo fold
45# Ac Qc UTG+1 (29,6k)
Limp UTG muito tight, eu raise 1,45k, Chinoca, entretanto chegado à mesa, 3bet em MP para 2,5k, UTG insta shove, eu fold e o Chinoca larga 1010. UTG mostra AA.
Blind 200/400 Ante 50
46# 4h3d BB (27,6k)
2 limps, SB fold, eu check
Jc 7s 4d
Qh
Ks Check até ao river em que um MP faz bet 400, tudo fold e mostra A10
47# Ac 8d CO (27,15k)
Raise 1,1k, tudo fold
48# Kh 10s HJ (28,2k)
Estou a aproveitar estas posições para roubar pois o jogador à minha esquerda está sit out, o Kinas está com uma stack muito complicada para se mexer, o jogador a seguir é muito weak e o Chinoca não se quer meter contra mim OOP e sem uma stack confortável. Faço raise 1,1k, tudo fold.
49# Ac Kc UTG+2 (29,1k)
Raise 1,1k, Kinas em MP shove de 5,1k, eu call. Ele tem AsJs.
Ah 7h 6d 4d 10c A board não muda nada e subo para 35,2k
50# 7c 6c SB (34,5k)
UTG+1 limp, MP raise 800, eu call, UTG+1 call
Jd 10s 5h Check, check, MP bet 1,25k, eu fold, UTG+1 call
51# As 7h HJ (33,5k)
Limp UTG, limp MP (está a fazer isto imenso!!), eu raise 1,75k, UTG fold, MP call
Flop 9d 9c 6h Ele check, eu bet 3,1k, ele fold rápido
52# Jc 4h BB (36,45k)
SB complete, eu check e assim seria até ao river
Qs 7h 5c Ad 7s J high chega
53# Ac 7c CO (37,05k)
Limp MP, eu limp, SB complete, BB check
Kd Kc 8d Blinds check, MP bet 2k, tudo fold
Blind 300/600 Ante 50
54# Kc Qh MP (36,35k)
Limp UTG+1 (faz isto quase 50% das vezes), eu raise 2,05k, SB shove 5,65k, UTG+1 fold e eu tenho que dar call para ver o As Kh
Ad 9c 7c 6c 8s Ia dando o suckout com flush mas venceu a melhor mão. Fico com 30,2k
55# 6s 6c UTG+1 (30,1k)
UTG limp, eu limp, Chinoca em MP limp, BT raise 1,9k, UTG call, eu call, Chinoca call
Flop Kd Qc 5d Tudo check até ao BT que faz bet 3k e tudo fold
56# Qc 8h BB (28,6k)
Limp UTG+1 (Ax / 2 figuras praticamente sempre), SB fold, eu check
10c 3s 3h O range dele é fácil, faço bet 900, ele fold
57# Ks 6c BT (29,5k)
Ora bem, vamos relatar esta jogada com calma. Raise UTG+2 para 2,05k...ele está a abrir entre 30%-40% dos pots e a dominar a mesa. Já reparei que ele com monstros QQ+ faz raise não superior a 2,5x a blind. Devido ao constante movimento dele e como me estou a mexer pouco, decido fazer 3bet aqui para 5,2k. Ele ri-se e dá call sem pensar muito, o que me deixa em algo para aquele jogador como AJs+/AQo+/99-JJ. De notar que estamos os 2 relativamente deep, a média está em 20k e ele tem 31k.
Flop Kc 9h Jc Ele sai em lead de 8,1k e neste momento a mão dele está totalmente face up, AK. Eu penso um pouco, pergunto-lhe quantas tem atràs e ele diz 18k...eu tenho 24,3k...hum, penso que estarei a representar imensa força ao shovar aqui. O meu range será praticamente sempre JJ,KK ou AA e eu shovo estas mãos nesta board, por todas as razões e mais algumas.
Provalmente, muita gente que leu no report a jogada ficou a pensar "Será que ele achava que estava à frente?". A resposta é óbvia, é claro que não! No entanto, acho que este jogador, apesar de estar a ser algo maníaco, percebe minimamente e será capaz de aqui foldar top pair top kicker, estando eu a representar tanta, tanta força. Ele faz contas à stack (que é isso que eu quero que ele faça, para perceber que se foldar está na média), pensa um bocado, começa a dizer que eu só posso ter AA e quando parece quase convencido disso, acaba por dar call...e pronto, foi o vazio!
Acaba por sair sequência na mesa mas ele ganha com straight de A high.
Obviamente que depois de levar call e perder, terão toda a legitimidade para criticar, porque de facto acabei por não ler bem do que ele seria ou não capaz de fazer. É uma jogada bastante arriscada, é um facto, mas sinto mesmo que posso ganhar quase 50% da stack sem showdown e num move tem boas hipóteses de dar certo. Não foi o spot certo? Pelos vistos não mas no momento foi o que me pareceu. Não passava pela minha cabeça jogar para ITM, o meu único objectivo era a Final Table.
Saldo final, 70º lugar e uma nova experiência com este report mais completo. Algo bastante cansativo, sempre alvo de bocas e risadas na mesa, talvez um dia volte a repetir.

4 comentários:

Neon disse...

GG Tacuara e obrigado por partilhares!
Duas questões:
#6 - achas que a bet 700 do "donk" foi "donk"? Ele largar top pair torna-o menos "donk"?
#52 - Porque não betas?

Abraço

Tacuara disse...

Obrigado pelo comentário Neon.

Quanto às jogadas:

- apenas o identifiquei como sendo donk, a sua jogada neste caso é bastante aceitável. Eu é que joguei mal a mão contra aquele jogador, ele próprio me admitiu que nem sabe porque é que foldou ali. Contra aquele jogador muito provavelmente teria que jogar em check call no flop e turn (no turn desde que ele apostasse algo que eu pudesse pagar). Ele praticamente nunca vai ali foldar AQ, até porque o 3 no turn não é propriamente a melhor carta para eu shovar.

52 - Esta jogada foi contra a tua mulher ;) Sim, talvez devesse, tendo em conta que ela estava numa fase bastante tight. Contra a jogadora, deva bettar o flop, sim. Pensei nisso no turn mas saiu a carta que eu menos posso bluffar, nesta situação

Neon disse...

Permite-me mais duas questões/reflexões:

Tanto na #6 como na última jogada estás a shovar contra top pair/top quicker... Uma correu-te bem, mas podia ter corrido mal, apesar de teres bastantes outs no river e a outra correu mal e não tinhas tanto onde te agarrar.
Terá esta última corrido mal porque o jogador já tinha "brincado" o suficiente para resolver pôr o torneio em risco ou a tua imagem/reacção inspirou tentativa de roubo?
Fazer isto duas vezes no mesmo torneio é +EV?

Na jogada contra a SB da Garfield, houve algum sentimento de amizade? Ou jogaste de forma diferente do que devias por ser uma jogadora com imagem tigh? Ou simplesmente por ser mulher?

Abraço

Tacuara disse...

Questões pertinentes

Na 1ª situação, tal como disse logo no report, fiquei insatisfeito com a minha jogada e aquele jogador em concreto quase nunca vai largar ali top pair top kicker. Tenho outs mas estou atrás. Foi mal jogado, contra o jogador que era

Curiosamente, na situação em que perdi acho que não joguei mal. Eu sei perfeitamente a mão dele. Desde que tinha entrado na mesa, andava a aproveitar spots folded to me CO ou depois mas ainda não me tinha metido em nenhuma 3bet. Ou seja, ele não pode interpretar aquilo como uma tentativa de roubo, até porque não houve call ao raise dele (e nesse caso a minha 3bet terá certamente um range ainda mais apertado..aparentemente). Ou seja, se ele pensasse minimamente em ranges, chegaria à conclusão que eu faria aquilo com AK, JJ/QQ+. Assim sendo, ele vai splitar com AK e vai estar à frente de QQ...mas que raios, será que ele pensa que eu vou shovar QQ ali?

Não acho que possamos classificar esta jogada como EV+ ou EV-, simplesmente achei que o range que ele me poderia atribuir faria-o foldar praticamente sempre porque ele não está à frente de absolutamente nada, pensando na minha jogada. O problema é que ele não foi capaz de pensar a jogada e não largou top pair top kicker. Sinceramente, acho um call extremamente marginal.

Quanto à jogada da SB...não, apenas foi 1 jogada weak da minha parte e confesso que não costumo ser agressivo nestas situações