quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Legislativas À Porta

Domingo é dia de eleições e quando se esperava uma luta taco-a-taco e cada vez mais renhida, a verdade é que com o passar da campanha, parece que as dúvidas começam a dissipar-se.

Há 2 semanas atrás, PS e PSD encontravam-se em empate técnico. No entanto, agora o PSD até já parece mais preocupado com quem o PS quer fazer coligação, quase já assumindo a sua derrota.

Vamos a factos: a campanha do PSD tem sido absolutamente desastrada, principalmente na pessoa da sua líder, Manuela Ferreira Leite. Não houve semana em que não cometesse alguma gafe, quando não eram duas e três. O PS nem tem feito nada de especial mas acabou por correr bem: simplesmente preocupa-se em não cometer os mesmos deslizes e deixa ver o PSD rolar pelas sondagens abaixo.

A grande dúvida para Domingo prende-se com qual será a dimensão do crescimento do BE. Esta é, de facto, a grande incógnita, já que este afirmou-se claramente como 3ª força política nacional. Os insatisfeitos de esquerda já não votam no PCP ou no PSD, nem que seja só para votar na oposição, com o chamado "voto útil". Não, quase todos estes insatisfeitos vão votar no BE, não propriamente pelas suas ideias, mas sim pela sua criatividade e capacidade de fazer uma oposição inteligente, no sentido que agrada às pessoas (mas não deixa de ser demagoga).

Eu vou votar PS. Penso que apesar de tudo, Sócrates continua a ser, de longe, o líder mais capaz de desempenhar o cargo de primeiro-ministro.

7 comentários:

Anonymous disse...

Concordo plenamente com o teu ponto de vista. As pessoas podem-se queixar do socatres (e nao digo que nao têm razao) mas ao menos foi um lider que tentou fazer reformas e tambem vai ter o meu voto porque como tu disseste nao ha melhor que ele.

Limels

Anonymous disse...

Sim, Sócrates é uma pessoa idónea e um grande líder político.
Apenas teve uns casizitos durante a legislatura: caso freeport, licenciatura completada de forma muito suspeita a um domingo à noite, casas compradas muito abaixo do preço supostamente para efeitos de evasão fiscal e provavelmente com o dinheirinho do caso freeport.
Além disso, é alguém que é altruísta. Ele dá computadores, novas oportunidades, auto-estradas de graça. Uma verdadeira alegria!
Fez amigos com as populações que ficaram sem serviços de saúde de proximidade, professores, Manuel Alegre, Helena Roseta.
Vai fazer o TGV, em que o governo vai gastar uma verdadeira fortuna a construir algo que não tem quase retorno nenhum para o país, à custa de um endividamento brutal, pois o dinheiro vai ser pedido aos bancos estrangeiros com juros de de 4.5%, a matéria prima vai ser importada, ou seja, vamos pedir dinheiro lá fora para comprar coisas lá fora, endividar-nos para muitos e muitos anos e o retorno vai ser completamente insignificante.
Na saúde, vai continuar a aumentar as listas de espera, porque o SNS simplesmente não pode dar cobertura a toda a população nos tempos mais próximos. Em vez de procurar uma forma de ir minorando tal facto enquanto se melhora o SNS, faz-se de conta que os outros é que querem retirar o acesso ao SNS pela totalidade da população. É bonita a falácia do "temos SNS e é para todos" quando na prática todos sabemos como esta lógica levou ao estado actual da saúde em Portugal, sendo que esse estado tende a agravar-se.
Na educação, guerra inimaginável com os professores, baixou os níveis de exigência aos alunos para níveis impensáveis (já ninguém chumba por faltas e há alunos que passam anos consecutivos com apenas 2 ou 3 positivas - vai ser bonito quando chegaram à universidade), as notas de matemática passaram de 70% negativas para apenas 20% de um ano para o outro e não foi certamente devido à melhor preparação dos alunos.
Nesta legislatura vamos ter mais estado, com tudo o que isso acarreta, ou seja, nada de bom.
Mas também estou a ser faccioso. Deve ter havido coisas boas. Eu é que não me lembro.
A única coisa em que posso concordar foi que o PSD falhou na estratégia de campanha e ofereceu a vitória a Sócrates de bandeja. Seria impensável num país civilizado ter um PM suspeito de forma tão evidente de corrupção que não só nao pensou em demitir-se como se recandidatou e ganhou novamente!
É por essas e por outras que quase todos os jovens talentosos que vão passar uma temporada a trabalhar fora do nosso país só voltam se tiverem motivos de força maior para o fazer. Porque ninguém no seu perfeito juízo e com noção de como as coisas se passam neste nosso cantinho quer cá ficar. Este país caminha para a câmara de gás e as pessoas vão a aplaudir no caminho. E o pior é que sabemos para onde vamos...

Bruno Branco disse...

Sinceramente não costumo responder a comentarios de comentarios, mas confesso que não resisto e vou ter que responder ao "anonimo que não assinou"
Não vou dar a minha opinião ponto por ponto sobre o seu discurso, mas gostava de falar sobre alguns.
Relativamente ao caso freeport, licenciatura completada de forma muito suspeita a um domingo a noite, e casas compradas muito abaixo do mercado, gostaria de dizer, que é muito facil a comunicação social mostrar e esconder o que quer!
1 - O caso freeport já tem muito arguidos, sendo certo, que para a comunicação social, o unico culpado é alguem que não é arguido! Obviamente que o "anonimo" irá dizer...pois mas ele é o PM e por isso ninguem lhe toca! É curioso que esta noticia saiu à 4 anos atras (altura de eleições) e nos ultimos meses (se não me engano, altura de eleições também).
2 - Licenciatura....alguem já viu certificado de habilitações assinado com a data de domingo a noite????? Tive a confirmar o meu, e não tem hora!!!! Tudo bem que não é da independente, mas duvido que até o da independente tenha hora!!!! Mais, o PM supostamente comprou a licenciatura, e continuou a comprar todos os seguintes cursos e pos-graduações. Ou será que se falou nisso apenas para matar dois coelhos de uma só vez....PM e ensino particular e cooperativo?????
3 - Compra de casa por valor inferior ao de mercado... eu gostaria de saber se o "anonimo" nunca declarou uns euros a menos no IRS, ou até mesmo, na escritura publica para pagar menos IMT...???
E obviamente que está fora de questão alguma pessoa fazer realmente um bom negocio!!!
4 - Computadores... se alguem tem duvidas, que o magalhães foi uma das melhores medidas que este governo fez, certamente que essas pessoas não tem visão de futuro! Essas pessoas certamente daqui a uns anos vão pensar que as crianças já nasceram ensinadas, e que não foi graças à natural evolução tecnologica, que para a qual este Governo contribuiu.
Certamente que os adultos de amanha, e crianças de hoje, já nasceram com um chip, onde já vem com uma segunda lingua de origem, nomeadamente o ingles!
MAs o anonimo certamente que vive num grande centro urbano!!! porque relativamente à saude,se vivesse num meio rural, que anteriormente tinha um serviço de urgencias, e agora tem que fazer uns kilometros para chegar a um hospital, certamente que não falava assim. MEu amigo, só quem nunca esteve num "Hospital" que mais parece uma clinica veterinaria, onde as urgencias não tem medicos, e só aparecem, quando aparecem, quando são chamados por telemovel, é que pode falar assim! Só quem esta habituado a ter 2 ou 3 hospitais num raio de 10 kms é que pode falar assim!

Bruno Branco disse...

Sim, eu prefiro fazer 60/70/100 km até ao hospital, mas ter um verdadeiro "hospital" e não um reles centro de saude, que de urgencia e hospital só tem o cheiro! Obviamente que concordo que a saude esta doente, mas não é menos verdade, que as mesmas pessoas que cortaram estradas e fizeram greve de fome por fecharem as ditas "urgencias", hoje estão muito caladas, porque realmente estão melhor!
4 - Professores (esta é a minha preferida)!!! Não posso aceitar que alguem que passa a vida a avaliar, não possa ser avaliado!!! Será que a reforma tem erros? Certamente que tem, mas vamos em conjunto melhora-la! MAs sempre, mas sempre, com avaliação dos professores. Já agora, gostaria de dizer, que o Sr. Mario Nogueira, não devia ser do sindicato dos professores, porque ele na realidade nunca foi professor!
Para terminar, gostaria de dizer, que respeito muito a opinião dos outros, e até mesmo a do "anonimo", no entanto, não pude deixar de responder, porque parece-me que é uma opinião de alguem que tem ideias pre-concebidas de critica, mas nunca construtivas.
Sim, portugal tem muito que melhorar, sem duvida. Temos que olhar para os outros paises, e aprender o que de melhor eles fazem. MAs parem de pensar que vivemos no pior pais que existe. Vão ao estrangeiro, e de mente aberta olhem com cuidado... eu já o fiz....e trocava o meu pais....por muitos muitos poucos paises.
Fico a aguardar que o anonimo, da proxima vez tente apresentar ideias! falar mal é muito facil!!!

Tacuara disse...

Eu estava à espera de ter paciência para responder mas tu fizeste um bom trabalho maninho, faço das tuas palavras as minhas ;)

Anonymous disse...

Para o Bruno e para o Tacuara.

Quando não passamos mal ou por certas situações, para nós então está tudo bem, eu compreendo, mas o mundo é muito mais do que a nossa rotina e aquilo que temos, quem consegue defender a politica que têm sido feita em Portugal... bem nem tenho palavras, mas como eu digo, quando não nos bate a porta não é nada com a gente, não é ;)?

Eles não sabem o que é a verdadeira expressão de Liberdade!

Bruno Branco disse...

Para o anonimo...
Tenho imenso respeito pelas dificuldades das pessoas, principalmente quando tem dificuldades e tudo fizeram para que não estivessem nessa situação, acredita.
Como disse no meu comentario, tenho também imenso respeito pela opinião dos outros, mesmo não concordando com ela. Agora, certamente que tenho todo o direito de dar a minha opinião, mesmo quando não passo pelas dificuldades dessas mesmas pessoas. E foi isso que fiz! Foi insurgir-me contra as pessoas que só sabem criticar e não dar soluções!
MAis, a politica que temos hoje em Portugal é unica e exclusivamente por culpa dos Portugueses. Quando temos um país com a abstenção que temos, só temos o que merecemos! Não temos uma oposição, em meu entender, válida e muito menos responsavel.
E para mim liberdade, apesar de nunca ter vivido no antigo regime, é muito mais que uma palavra! E tens toda a liberdade que quiseres para falar mal do que quiseres e de quem quiseres, mas enquanto criticarmos e não apresentarmos proposta concretas...não vamos a lado nenhum.
Por ultimo, certamente que já foste ao estrangeiro e certamente que encontraste imensas coisas que tens inveja (no bom sentido), no entanto, existem outras tantas ou mais, pelo que eu não tenho inveja nenhuma, porque a perfeição não existe em país nenhum do mundo!