domingo, 25 de outubro de 2009

Equipa A Fazer Sonhar

Tinha ficado prometida uma nova análise ao Benfica 2009/2010 e aqui estou para fazê-la, provavelmente na pior altura para o fazer: antes de um ciclo de 3 jogos muito dificeis e decisivos, com Nacional, Braga e Everton.
Neste momento o Benfica segue no 2º lugar, com possibilidade de igualar o Braga na 2ª Feira, se levar de vencida o Nacional. Penso que neste momento estão reunidas todas as condições para que isso aconteça, sem menosprezar a equipa de Manuel Machado, que, aliás, é um treinador que respeito muito. Assim, teriamos no próximo fim-de-semana um Braga x Benfica ainda mais escaldante, com as duas equipas com o mesmo número de pontos. Sem tirar mérito ao Braga, penso que por vezes tem tido a sorte do jogo. Não vou dizer que esta classificação é obra do acaso mas que acaba por ser um pouco sobrevalorizada. O Benfica se entrar ao melhor nível em Braga, pode vencer o jogo sem grandes dificuldades. Se entrar mais retraído, como nos jogos de Atenas e Leiria, as coisas podem complicar.
Mas então o que vale este Benfica? Claramente que vale mais do que todos nós esperariamos há uns meses atrás, tanto como equipa como individualmente, salvo raras excepções.
Em Julho disse aqui que o Benfica não tinha nenhum guarda-redes de grande categoria e mantenho, embora Quim não tenha comprometido como no ano passado. Está a fazer uma época bastante aceitável e Júlio César também não tem estado mal na UEFA. No entanto, no próximo ano quando se procurar reforços, penso que esta deveria ser uma posição abrangida mas por alguém que faça realmente a diferença. Por falar nisto, fala-se que o Benfica pensa em não renovar com Moreira e Quim, que acabam contrato este ano...mais razão me dão!
A defesa tem estado bastante segura e já não há quaisquer dúvidas sobre a dupla de centrais. Luisão e David Luiz têm estado fortíssimos e não dão hipótese à concorrência. Sidnei terá mesmo que esperar. Quanto a Miguel Vitor, penso que a melhor solução passaria pelo seu empréstimo, porque de facto dá pena vê-lo muitas vezes nem ser convocado, quando tem um enorme valor e potencial.Nas laterais, Maxi Pereira tem andado com alguns problemas físicos mas é um valor absolutamente seguro e quando não está a 100%, está lá Rúben Amorim que cumpre sempre bastante bem. Já na esquerda, como eu adivinhava, estão os maiores problemas. César Peixoto continua sem mostrar serviço e afigura-se como a pior contratação do ano. Shaffer tem cumprido bem sem ser nada de especial. Esta seria a segunda e última posição que eu pensaria em reforçar o plantel.
O meio campo tem sido mais uma surpresa muito agradável. Javi Garcia está a mostrar que o que fez na pré-época não foi obra do acaso, é mesmo um trinco fantástico, simplesmente varre o meio campo todo. As dúvidas quanto ao valor do seu passe estão totalmente dissipadas. Grande, grande contratação e a jogar assim espero que seja para manter por muito tempo, porque é absolutamente fundamental. Na direita Ramires também tem justificado bem o investimento feito nele. Muito regular, muito trabalhador, com bastante classe, Ramires é dono e senhor da posição de interior direito. Na esquerda, Di Maria finalmente se resolveu a jogar futebol e está cheio de vontade. Assim sim, ele pode justificar todos os elogios e observações de que foi alvo injustificadamente durante dois anos. Já Pablo Aimar, a jogar na sua posição natural e em boa forma física, está a voltar à qualidade de há uns anos atrás e até já volta a ser chamado à selecção argentina. Mas afinal...foi para ver este Aimar que pagamos 6 milhões por um jogador de 28 anos, não é verdade? Jogadores como Fábio Coentrão, Carlos Martins e Felipe Menezes têm aparecido a espaços mas têm cumprido, o que acaba por dar um certo conforto ao nível de opções no banco.
No ataque, Cardozo continua igual a si próprio. Não corre muito, não salta, mas quando lhe põem a bola a jeito, ela acaba quase invariavelmente nas redes dos adversários. Está com uma média de golos por jogo, penso eu, superior a 1 e beneficia do enorme caudal ofensivo da equipa este ano. Saviola, que começou a época algo apagado, está a crescer aos poucos e denota cada vez melhor entendimento com o paraguaio, para além de estar mais eficaz. No banco, uma certa desilusão quanto a Keirrison, que das poucas vezes que teve oportunidade não mostrou nada de jeito; quanto a Weldon, esteve algum tempo parado mas há a garantia que dali pode sair uma jogada perigosa a qualquer momento; finalmente, Nuno Gomes sempre que tem sido chamado, tem cumprido com qualidade, tendo em conta que é um jogador já perto do final da carreira.
O que se pode, então, exigir a este Benfica? Ao nível nacional, penso que a conquista do campeonato será sempre a prioridade e que está claramente ao alcance. O Porto não me parece que esteja tão forte como nos ultimos anos (está a ressentir-se e muito da saída de Lucho), o Sporting está mergulhado numa depressão profunda e parece sem capacidade para entrar na discussão do título. Já na Liga Europa, parece-me que devido, precisamente, à prioridade dada por Jorge Jesus à Liga Sagres, nã0 teremos uma participação tão forte. No entanto, acredito que ainda possamos fazer algo engraçado.

5 comentários:

Rearviewmirror disse...

Só uma coisa Tacuara:
Sendo o Maxi uma adaptação a lateral direito (porque ele chegou como Médio Direito/Centro), e estando o R.Amorim a cumprir, e bem quando chamado a essa posição, não jogarias com ele a titular enquanto o justifica?

Tacuara disse...

Reaviewmirror considero que a posição natural de um jogador é a em que o jogador joga melhor, se sente mais integrado. O Maxi Pereira como interior direito nunca se sentiu à vontade, porque não técnica natural para ser um desiquilibrador. Por isso, para mim, o Maxi Pereira é um lateral direito de origem, e foi nessa posição que se destacou na selecção uruguaia.

Como dizes, o Ruben Amorim tem cumprido muito bem na posição mas considero que o Maxi Pereira é mais ofensivo e tem as mesmas qualidades do Ruben, a agressividade, entrega ao jogo, regularidade, etc. Por isso, acho que o Maxi quando voltar a estar a 100% deve voltar à titularidade, até porque o Ruben vai ser preciso noutras posições, nomeadamente para dar descanso a jogadores como o Javi Garcia e o Ramires.

Bruno Branco disse...

Gostei de ver os elogios para Nuno Gomes....lol!!!!

Rearviewmirror disse...

Quem eu gostava muito de ver como lateral direito da nossa equipa, era o João PEreira.
Por acaso á cerca de umas 3 semanas andava apassear eplo norte e fui ver o jogo do Braga ao estádio, contra o Setubal.
Quando o João Pereira foi substituido, além dos aplausos ao jogador, por parte da maioria do estádio, há a destacar o célebre grito "em cada lampião, há um..."

E eu a pensar... estavas tão bem no estádio da luz...

gr alt disse...

correcçao o maxi és mm DD de origem e formaçao