quinta-feira, 14 de julho de 2011

Então E O Nosso Benfica?

Ora bem, isto está um bocado esquisito. O Benfica este ano comprou imensos jogadores e boa parte da equipa titular vai mudar, o que até nem é necessariamente mau, mas convinha que, para assim ser, os jogadores tivessem sido contratados mais atempadamente, para permitir maior entrosamento e definir processos.

Começando pela baliza, parece-me óbvio que todas as soluções para Roberto que não seja a sua saída são más. Ficando no banco, é um activo que desvaloriza ainda mais. Sendo titular, não tem a confiança da equipa e muito menos dos adeptos. A sua compra foi, claramente, acima do valor de mercado, acho que há que pensar que em certos negócios tem que se perder dinheiro. A sua venda parece-me quase imprescindível. Artur deve ser o titular e é um GR que, em princípio, dará garantias.

A defesa é, sem dúvida, o terreno em que estamos com menos qualidade. Luisão e Garay formarão, sem dúvida, uma boa dupla, mas os seus substitutos estão a milhas de distância. Nas laterais, muitas indefinições, com um DE por contratar e o problema em redor de Maxi.

No meio campo, estamos com um claro excedente de opções e, finalmente, boas opções! Para trinco, temos o Javi claramente para titular, e com Nuno Coelho e Matic na sua sombra. Com a contratação de Witsel, é bem possível que este se fixe na direita, desempenhando um papel semelhante ao de Ramires, o que faz com que Enzo Pérez, provavelmente, seja uma segunda escolha, para uma postura mais ofensiva. No meio, há Aimar, Bruno César, Carlos Martins...Penso que seria benéfico deixar sair o argentino nesta altura. Para a esquerda, Gaitán e Nolito devem ser os escolhidos, sendo que Urreta deve ir rodar de novo, de preferência para um clube português, para finalmente poder adaptar-se ao nosso futebol (qual é o sentido de o mandar de volta para o futebol sul-americano????).

Na frente, parece que nada muda: Cardozo e Saviola deverão compôr, de novo, a dupla de ataque. Espera-se muito mais dos dois, principalmente de Saviola, que foi uma autêntica nulidade na época passada.

Tendo em conta as limitações em relação ao número de estrangeiros no plantel, penso que os 27 escolhidos deveriam ser estes: Artur, Mika e GR júnior; DE a contratar, Carole; Maxi e Wass; Luisão, Garay, Miguel Vítor, Roderick e DC a contratar; Javi, Nuno Coelho, Rúben Amorim; Witsel, Pérez, David Simão, Martins, Bruno César, Gaitán e Nolito; Cardozo, Saviola, Rodrigo, Jara e Nélson Oliveira.

Neste grupo poderiam admitir-se algumas alterações. David Simão é um jogador já maduro e com bom potencial mas que não irá ter espaço nesta equipa. Era bom que saisse para jogar, mas a verdade é que há que ter em conta as tais limitações e que, obviamente, deveriam ter sido pensadas anteriormente. Por outro lado, com as possíveis saídas de Martins e Aimar, este espaço poderia ficar mais aberto, com várias vantagens no meu entender. Na frente, não ficaria triste com a saída de qualquer um dos dois titulares, desde que colmatada com a entrada de um jogador de inegável qualidade.

Em conclusão, faltarão ainda alguns reforços para a defesa, o meio campo está muito bem em termos de qualidade e precisa de ser reduzido em quantidade, e o ataque em principio já não irá mudar. Vamos lá ver o que isto vai dar.

4 comentários:

Anónimo disse...

o sporting o nosso grande amor!:)

agora:concordo com a analise,falta 1 DE,e alguem na frente a acompanhar o cardozo...saviola.nao me parece,que tal o miudo!?rodrigo?.

em relançao ao resto,muitos jogadores do SLB,andam a ser comprados acima do valor,nao foi so o roberto.

o belga e capaz de ser uma agradavel supresa.a ver vamos.

abraço mestre

nezzi

Litlle River disse...

Análise bem feita, com sentimento benfiquistae e acima de tudo inteligente. Sou do clube do nezzi, mas esse teu olhar para a realidade encarnada coincide com o meu.
Um reparo só, os jogadores que actuam no nosso futebol vão ter que passar a usar caneleiras de aço porque pelos antecedentes a especialidade do belga é partir pernas.

HugoD disse...

Muito bom post apesar de achar que a dupla ofensiva poderia ter sido alterada, acho que será o grande problema do Benfica na próxima época, pode ser que esteja errado :b

Já te adicionei, segue-me também:
http://checkm8u.blogspot.com/

Capitão Iglol disse...

vender o Aimar para mim é impensável. jogador imprescindível pela sua qualidade, experiência e humildade, com muito para ensinar a Gaitan e David Simão.

gosto imenso do Martins mas por exemplo podiamos tentar mete-lo num negócio para comprar o Ansaldi ou uma cena assim. o Martins faz o contrato da sua vida e nós ganhamos espaço para o David Simão e um bom DE.

quanto ao Saviola, o Jara vai sentá-lo esta época.

com a chegada do Witsel até imagino o Benfica em 4-3-3, qualquer coisa como Javi, Gaitán/Aimar/Bruno César e Witsel no meio-campo, com Jara, Cardozo e Nolito na frente.