segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

2011

2011 está no fim e é altura de fazer um balanço.

Foi, de longe, o ano em que mais joguei, pois tive focado quase na totalidade no poker. Mas vamos por partes e começar pela vertente online.

Chego a 2011 numa swing negativa dos últimos três meses de 2010 e ela prolongou-se até meados de Janeiro. Até que numa só noite, ganho dois torneios e, finalmente, dou o grande salto na minha banca online. A partir deste dia, e conhecendo-me bem, sabia que não tinha mais que me preocupar com a sobrevivência da minha banca, mas sim fazê-la crescer sustentadamente. O que não contava era que, depois de 3 meses e meio bastante negativos, interrompidos por uma grande noite, viriam mais 4 meses de enorme seca. Até meio de Maio, já em plenos SCOOP, não consegui resultados significativos e terminei todos esses meses down, o que foi uma experiência nova e pouco agradável para mim.

O 3º lugar no Sunday Storm pôs termo a este período complicado e deu o mote para os meses de Verão, muito produtivos em termos de resultados. Foi nesta altura que, também, comecei a jogar mtt's turbo, sempre low stakes, e que contribuiu para vários bons resultados. Assim, tirando o mês de Julho e as semanas do WCOOP, o Verão foi muito positivo e repleto de resultados.

O último dia de Setembro trouxe a vitória no 55$r e o fim do período dourado. Em Outubro, ainda consegui ficar even mas Novembro e, principalmente, Dezembro, foram extremamente maus. Neste momento, atravesso a pior fase de sempre e este mês vai ficar marcado, de longe, como o mais negro da minha carreira. Não vale a pena estar com pormenores, simplesmente tudo anda a correr mal e não tenho conseguido fazer frente a isso.

Com isto, terá sido 2011 um mau ano? Ainda consigo ter discernimento para separar as coisas :) 2011, em termos de resultados absolutos, foi o meu melhor ano, ao qual também não está alheio o aumento enorme de volume e, há que dizê-lo, também nos stakes jogados. Terminei 2010 a ter como buy in máximo 109$ e, durante este ano, joguei em grande parte dos meses regularmente os 320$, tendo dado uma perninha em torneios de 500$ e de 1k de vez em quando.

Para terminar a vertente online, o Sharkscope diz-me que joguei 3,1k mtt's neste ano, com um average buy in de 49$, sendo que atingi 509 ITM's, 44 Final Tables e 14 vitórias (às quais terei que juntar a grande vitória no meio Main Event, o 10,2$ Heads Up Hyper Turbo). A lista de vitórias e resultados significativos inclui:
- 1º lugar no 11$R, 109$, Big 55$, 55$ 1R1A, 55$r e duas vitórias no 22$ 1R1A
- 1º lugar em torneios turbo como o 5,5$, 8,8$, 11$, 16,5$, 44$ e duas vitórias em 27$ KO
- 2º lugar 5$R
- 3º lugar Sunday Storm e no 320$

Além destes resultados, os Domingos continuam a ser, provavelmente, o pior dia da minha semana e os resultados em majors não vão além de:
- 13º Sunday 500
- 18º 2nd Chance
- 29º Warm Up
- 41º Sunday Million

Virando a página, entramos na vertente live, onde não joguei tanto como esperava. Joguei 8 etapas da season do Estoril, 3 etapas do Solverde, as 3 do PPS e, por fim, um Estrellas Poker Tour. Os resultados foram algo decepcionantes: apenas 3 ITM's e duas FT, sendo que não passei de um 6º lugar no ME Estoril, registando um 13º PPS Figueira e 8º no PPS Espinho.

A temporada a que me dediquei mais, a do Estoril, correu-me extremamente mal, tirando o ME em que runnei bastante bem. Os três solverdes joguei mal, sendo que os PPS foram os grandes vazios, pois os dois em que fiz ITM penso que joguei bastante bem e fiquei muito decepcionado por não ter conseguido um resultado melhor, principalmente no de Espinho. Fica a consolação de ter ganho a TLB e, por isso, daqui a um mês estar em França a jogar o EPT Deauville. Gostei muito de jogar o Estrellas Poker Tour de Madrid, em que penso ter estado muito bem, aliás não tenho dúvidas que está entre os torneios live que melhor joguei até hoje.

Em conclusão: tal como em 2010, o meu jogo sofreu uma boa evolução, sinto-me bastante mais forte do que há um ano atrás e os resultados dizem o mesmo. No entanto, e estando numa fase menos boa, estamos mais sensíveis aquilo que fazemos de errado e continuo a achar que tenho imenso para aprender e evoluir (e por isso, a minha decisão de ter coaching com o Naza114).

Em 2011 atingi os meus objectivos lançados no inicio do ano mas não mais que isso. Como não chegou a vir o "gordo" e depois de horas e horas gastas, fica a sensação de que poderia ter sido tão melhor...

Como já referi, em 2012, a partir de Setembro, devo dedicar-me ao inicio da minha carreira na área de Gestão e, aí, o poker cairá para segundo plano. No entanto, até lá, tenho oito meses para aproveitar e tirar o máximo proveito possível. Neste momento, encontro-me em fase de contenção quanto aos stakes mais elevados e a meter mais volume de low stakes, sendo que é algo que pretendo alterar logo que os resultados voltem a aparecer e sinta que o meu jogo evoluiu positivamente com o Naza.

Basicamente, quero mais e melhor para 2012! A todos, desejo um feliz ano novo!

4 comentários:

Anónimo disse...

tenho muita curiosidade em ver os teus resultados pois jogas torneios gigantes o naza joga torneios pequenos o que é completamente diferente só quero ver até onde a tua sorte aguenta.

Tacuara disse...

Opiniões ;)

ninesoup disse...

Parabéns pelo excelente ano e Boa sorte para o próximo! abraço

gustavob2 disse...

Boas Carlos , pois espero que consigas atingir esses objetivos , é mt bom ver jogadores Portugueses a fazer bons resultados e se já os consigiste fazer , pq não tornar a faze-los .

desejo-te as maiores felecidades para 2012 e que o river esteja sempre a teu favor .

abraço Gustavo Branco .