terça-feira, 1 de abril de 2008

Farsa Dourada

Década de 80 em Itália - Milan, acusado de corrupção, cai para a Série B

1994 em França - O campeão europeu Marselha é relegado para a 2ª Divisão por corrupção desportiva

1996 em Portugal - O Leça é acusado de comprar um árbitro, num jogo em 1993 contra o Ac. Viseu e é relegado para a Divisão de Honra.

2006 em Itália - Juventus, Milan, Lazio, Fiorentina e Reggina são apanhados num esquema com grandes repercussões no futebol italiano, onde árbitros e até comentadores são comprados. Juventus é relegada para a Série B e começa com 9 pontos de atraso e são lhe retirados os títulos de campeão dos 2 anos anteriores. Os restantes clubes começam a época seguinte com cerca de 1 dezena de pontos negativos.

Agora, vamos ao país dos outros, ao Portugal dos grandes:

1995 - Carlos Calheiros, árbitro, passa férias no Brasil e a factura no valor de 762 contos vai parar aos escritórios do FC Porto. Pinto da Costa alega que tudo não passou de um erro lamentável da Agência de viagens, por acaso da propriedade de Joaquim Oliveira (olha que outro...). O caso é arquivado

Abril de 2004 - Diversas pessoas ligadas ao Gondomar (através da Câmara ou do próprio clube) são acusadas de compararem árbitros para beneficiar o Gondomar. O País suspira por algo importante.

Novembro de 2004 - Pinto da Costa aparece, finalmente, no caso Apito Dourado. É acusado de comprar os árbitros de Porto x Amadora, Beira Mar x Porto e Nacional x Benfica. Existem escutas que incriminam sobremaneira o presidente portista.

2006 - O caso referente a Pinto da Costa é arquivado por falta de provas!!! O caso reabre com Maria José Morgado e com o testemunho de Carolina Salgado.

Factos: existem escutas que penso que são irrefutáveis e ainda ninguém teve coragem de perguntar a Pinto da Costa, frontalmente, o que aquelas conversas queriam dizer. Mais: Pinto da Costa já não desmente que Augusto Duarte teve em sua casa em vésperas do Beira Mar x Porto. Apenas diz que ele não era esperado lá. Imagino que tivessem muitos outros assuntos para tratar.

O nojento e mais faccioso comentador desportivo, Miguel Sousa Tavares, constantemente critica a credibilidade Carolina Salgado e ressalva o facto de o Porto de Mourinho não precisar da ajuda de árbitros. Talvez não precisasse mas as conversas e as visitas a casa do presidente são um facto indesmentível (e já nem digo que o testemunho de Carolina é verdadeiro). E já agora: lembram-se do caso Deco?

Eu passo a contar. Deco atirou com uma bota contra o árbitro, acto extremamente repudiado nos dias seguintes. Foi dito que a suspensão poderia ir de 6 meses até 2 anos. Deco foi suspenso por 3 jogos!!!!! 3 jogos por atirar com 1 bota contra um árbitro, ou seja, metade dos jogos que Bynia levou pela entrada duríssima sobre Scott Brown, o mesmo número de jogos que Cardozo acaba de levar pela suposta cotovelada em Belenguer. Mais tarde, surgiu uma escuta em que Pinto da Costa pede a Valentim Loureiro para que suavize o castigo a Deco. O pedido, pelos vistos, foi concretizado.

Não está em causa se o Porto precisava. Provavelmente não precisava. Mas isto são factos! FACTOS!

Porque é que eu dei o exemplo de Itália? Por uma simples razão: houve coragem, simplesmente. Nos regulamentos diz que a tentativa ou concretização de suborno de um árbitro tem como sanções: a) descida de divisão ; b) multa. No entanto, todos os especialistas indicam que o Porto apenas poderá ser castigado com a perda de pontos, que a descida de divisão é um cenário apocaliptico. Desculpem, mas isto é COBARDIA, FALTA DE VERGONHA E DE CORAGEM!

Não tenham a menor dúvida que tudo estava planeado. A partir do momento em que o Porto se distanciou, Herminio Loureiro veio dizer que o caso Apito Dourado ficava resolvido esta época. Assim também se explica que se continue a beneficiar constantemente o Porto, mesmo quando já está tudo resolvido. Falo só das últimas jornadas: golo da vitória em Matosinhos em fora-de-jogo, penalty inexistente em Belém e falta de sumarissimo para Bruno Alves para a sua agressão bárbara a Jorge Gonçalves. Tudo está a ser feito para que uma eventual perda de pontos resultante do Apito Dourado não ponha em causa o título (que este ano eu não ponho em causa a sua justeza).

Só para acabar, curiosamente, fala-se que quem pode ser punido com a descida de divisão é o Boavista, o que é, no minimo, interessante. Mas não é disso que vou falar. Vou sim falar que o caso do jogo mais escandaloso que eu alguma vez vi e que foi alvo de suspeitas, o Boavista x Alverca, foi arquivado. Recordo que o Alverca esteve a vencer até aos 94 minutos, quando o Boavista marca golo em fora de jogo e aos 96 vence com um penalti absolutamente inexistente.

Agora pergunto-vos: vocês ainda acreditam na justiça? Eu não!

2 comentários:

capitão lol disse...

"justeza"? isso é uma palavra?

gr alt disse...

quem não percebe um cu de futebol portugues... epah leiam estes paragrafos.... DELICIOSOS!