terça-feira, 12 de outubro de 2010

Hoje Algo Diferente

Quando estou irritado, gosto de escrever e porque já tou tão desabituado de escrever à mão, resolvi escrever aqui, até porque talvez dê que pensar a uma ou outra pessoa.

Hoje não vou falar de poker nem de futebol. Hoje vou falar do nosso país, um pouco de passado, presente e futuro.

Portugal é um país pequeno mas já com muita história. Já fomos gloriosos, os donos do mundo e arredores mas o azar, o infortúnio e lá pelo meio alguma incompetência fez-nos perder essa aura de dominadores e tivemos que nos relegar ao nosso cantinho. Pelo menos é esta a história que nos vendem.

Na realidade, eu acredito que foi ao contrário (não quero com isto dizer que tenho razão mas é a minha opinião e este ainda é o blog em que eu escrevo). Acho que Portugal é um país que tem tudo para ser um falhanço e que em vários momentos da sua história teve a sorte de lhe cair aos trambolhões oportunidades de conseguir um crescimento sustentado mas que como qualquer pequeno que tem a mania que é grande, desperdiçou-as todas. Foi assim no tempo das Descobertas e dos negócios que daí advieram; foi assim no tempo do ouro do Brasil ou, mais tarde, em África; foi assim no tempo da entrada na União Europeia, com os fundos comunitários.

Primeiro, nós não temos recursos para sermos auto-suficientes. Isto é um dado consensual e que não merece discussão. Mas muitos outros países, com sucesso, não o são...Entao qual é a diferença?

A grande maioria dos portugueses teria a resposta na língua " É da merda de governantes que temos!". E eu diria que "É da merda de portugueses que temos!".

Os governantes foram acusados, sucessivamente, de serem os culpados de o país não se ter desenvolvido, de constantemente estar na cauda da Europa, de termos perdido oportunidade atrás de oportunidade. Na verdade, os governantes são o espelho da sociedade. Tudo o que eles são é porque a sociedade lhes abriu caminho para que fossem assim e, mais que isso, os governantes são assim porque o povo é assim.

Portugal foi, é e será um país atrasado porque tem uma sociedade atrasada, invejosa, mal educada, individualista. Portugal é um país atrasado porque tem governantes que apenas se preocupam em safar o seu mandato, sem olhar a consequências futuras. Mas principalmente porque tem um povo que pensa que somos os maiores do mundo, que temos que lutar ombro a ombro com os melhores em tudo e que quando isso não acontece, desfaz-se em tragédia, olhando com inveja e desconfiança para países com muito maiores capacidades; porque não se sabe organizar, não sabe agir mas sim apenas reagir; porque não existe interesse comum, é cada um para seu lado, o do lado que se lixe; porque o compadrio/corrupção existe em todo o lado, transversal da mais baixa à mais alta sociedade; porque, ao contrário do que se costuma dizer, os portugueses não são um povo simpático, bem disposto e disponível. Pior que isso, o povo português é mesquinho, aproveita todas as razões e mais alguma para falar mal do vizinho do lado, não gosta de se informar (prefere ser informado), não tem iniciativa.

Não temos coisas boas? Claro que temos, até porque isto é um retrato em geral e não em particular. Isto é uma questão cultural e nada se pode fazer. Enquanto a pessoa "Portugal" olhar para o lado e invejar a pessoa "Espanha", perguntando "Mas porque raio são eles melhores do que nós?", em vez de se preocupar com "O que posso fazer eu para melhorar?", nunca avançaremos para lado nenhum.

PS - Esta é uma aplicação prática e mais geral daquilo que nos rodeia a todos. Hoje sinto-me realmente irritado porque se há coisa que me tira a paciência é que falem de mim sem me conhecer bem, atacando aspectos que nem uma pessoa com meses de convivência comigo os conhecerá. Como alguém muito sábio (só podia ser meu irmão xD) me disse hoje " As pessoas só querem saber as coisas más, porque as boas irritam-nas!".

4 comentários:

Titinho_11 disse...

Um post que poderia ser eu a escreve-lo,identifico-me com esse "irritar" de que falas.

O portugues nao se esforça,queixa-se apenas.N tenta pensar em como superar as coisas,mas sim prefere pensar em desculpas porque lhe acontece certas coisas,nao olham para a sua vida mas criticam sp os outros quando as vezes as coisas que fazem sao bem piores.estao mal e nao tentam melhorar mas sim comparar a quem é ainda pior para demonstrar que ainda ha piores que eles portanto tasse bem.Invejam quem é melhor em vez de aprender com ele ou ver nessa pessoa que é melhor um instrumento de estimulo para melhorar.
Sao estas pequenas coisas que nos fazem afundar e nao crescer,porque maior parte das pessoas nao pensa em melhorar mas sim em desculpar-se pra situaçao em que se encontram.

Grande post Tacuara,Abraço

mjadrake disse...

Óptimo post, muito bem escrito, que traduz com exactidão a minha opinião sobre este país.
E com muita pena minha, não me parece que seja só uma situação de presente ou passado, visto que ou muito me engano, mas o futuro pouco diferente será, enquanto não mudarmos algo aparentemente simples, mas que é muitíssimo complexo, a nossa mentalidade...
Ah, já agora muitos parabéns pelo shipanço, já há muito que o merecias :D
Ab e keep going

Anónimo disse...

Como se diz falar é fácil!

Se ele($$) caísse na tua conta como cai na dos outros que são invejosos,mal educados e individualistas tenho a certeza que tu te moldavas a essa filosofia, o dinheiro é a força externa da terra que movimenta o mundo e abre portas para quase tudo !


tenho dito !

Tacuara disse...

Então eu pergunto...quem diz que a forma cm eu ganho dinheiro (quem diz eu, diz outra pessoa) é mais facil ou menos fácil do que outra forma?