domingo, 2 de março de 2008

O Derby da 2ª Circular

Uma breve análise ao derby Sporting x Benfica de hoje:

Em primeiro lugar, no Sporting penso que não houve qualquer surpresa na equipa inicial, era um onze mais que esperado. No Benfica também não havia muito mais a fazer. Correcta a colocação de Maxi Pereira a trinco, onde as suas enormes limitações a todos os niveis são menos visiveis e uma opção quase forçada por Edcarlos, perante a minima utilização de Zoro. De resto, tudo normal.

Nos primeiros 20 minutos o dominio pertenceu por inteiro ao Sporting, tendo marcado um golo em que Quim é, visivelmente, mal batido, mas também com grandes culpas para a dupla de centrais, especialmente e obviamente Edcarlos. A partir dessa altura o jogo começou a ser repartido, tendo o Benfica terminado a primeira parte em alta, com um falhanço clamoroso de Rodriguez e o golo de Cardozo.

Na 2a parte, o Benfica esteve claramente melhor, apostando vincadamente no ataque pela ala esquerda, onde Léo fez um jogo fantástico (por favor, renovem-lhe o contrato!!!). Realce para o lance ridiculo entre Tonel e Cardozo, onde o primeiro deveria ter sido expulso por estupidez. Também por estupidez deveria o senhor Paulo Paraty ter deixado o jogo, ao expulsar Nélson num lance que, quanto muito, seria para amarelo. Concordando com esta minha opinião, e numa atitude de justiça que eu louvo ao senhor Paulo Bento, ele coloca em jogo Purovic, para que as equipas voltem a ficar em igualdade numérica. O Sporting fez um forcing final mas pertenceu a Cardozo a ultima oportunidade, num remate que merecia golo.

Penso que o empate ajusta-se pois ambas as equipas tiveram os seus periodos de dominio mas apelo a que os árbitros ganhem um pouco de bom senso. Paulo Paraty é internacional e tem já uma larga experiência. Apitar desta forma na Europa do futebol será uma vergonha nacional.

2 comentários:

Guilherme disse...

meu caro amigo Carlos... começas muito bem quando falas da forma como o jogo decorreu... mas falta-te dizr que na 2ª parte o benfica ainda procurou o segundo golo mas apartir do minuto 70 limitaram-se a defender... Por varias vezes estavam todos os jogadores a defender excepto o Cardozo.

A expulsão de Nelson é um exagero, mas por vezes é comum ver-se o Nelson a entrar para matar.

A arbitragem não esteve bem, quanto a mim é um problema da arbitragem em Portugal, em que se compensão erros com outro erros... ( caso do penalty sobre Vukcevic e a expulsão do Nelson)

de um modo geral gostei da 1ª parte, pois houve mais momentos de futebol.

Vamos ver la agora como vai ser para a taça...

Tacuara disse...

Aqui aponto os erros e possiveis erros de arbitragem:
- mão de Miguel Veloso dentro da área, passível de penalty mas é discutível
- falta de Katsouranis sobre Moutinho; é discutivel se o cartão poderia ser o vermelho, embora, em casos semelhantes, o normal seja o cartão amarelo
- o lance entre Léo e Vukcevic na grande área é passivel de penalty mas é precedido de falta, sobre o mesmo Léo e cometida, senão me engano, pelo mesmo Vukcevic
- a expulsão do Nelson é obviamente um exagero inacreditável

Decisão correcta e sem margem de discussão em 2 lances:
- não amostragem de qualquer cartão a Cardozo no lance com Tonel
- no lance entre Katsouranis e Purovic não existe qualquer falta

Na minha opinião gostei mais da 2ª parte pois correspondeu a um maior dominio do Benfica e a uma melhor qualidade no passe, com belas incursões no ataque do Léo. Quanto à parte de defender o resultado, apenas aconteceu quando o Benfica ficou reduzido a 10, o que acaba por ser normal. E mesmo ai a melhor ocasião pertenceu ao Benfica, através do Cardozo.

Cumprimentos (merda pró sorteio, o Porto tem sempre sorte!)